Entre orquãdeas e girassãis





























Autor: Cleide Oliveira Gomes
[en] Among orchids and sunflowers: the Nursing Laboratory from the point of view of students
[pt] Entre orquÃdeas e girassÃis 😮 laboratÃrio de Enfermagem na visÃo de estudantes
Instituição de Defesa: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Data de Defesa: 2004-00-00
Resumo: [en] To study the teaching/learning process about the Nursing procedures carried out in the laboratory, and learn both the sapiens and the demens dimensions of such process, is the main purpose of this study. The objectives are to: identify the major laboratory contributions to the teaching/learning process from the point of view of undergraduate students and the feelings they express; describe the difficulties they have identified; and analyze the relevance of the laboratory to this process. As part of the inquiry procedure, four core group meetings were held with 26 undergraduate students who had completed the course on Semiology and Semiotics in Nursing, which is the course where the Nursing laboratory is most needed as a learning space. The analysis, based on a qualitative approach, had as fundamental theoretical support studies made by Friedlander and Hayashida, who deal with learning/teaching in the Nursing laboratory, and by authors who favor humanization in teaching such as, among others, Freire, Maturana, Morin, Assmann. Results point toward the relevance of the Nursing laboratory as a facilitator for the learning/teaching process. In their speech the students repeatedly state that the development of procedures in simulated situations enable them to become more self-assured and technically prepared for caring. In addition, they emphasize that feelings such as fear, lack of confidence, anxiety, anguish and panic become diminished at the time of their clinic experience when they have had previous learning in the laboratory. They have also acknowledged that some difficulties of structural nature have become obstacles to a high-quality learning development. In summary, in spite of the difficulties that have been pointed out by the students concerning the use of the Nursing laboratory in the learning/teaching process, they also recognize that this is the locus par excellence where they can develop their skills and appease their anxieties
[pt] Estudar o processo ensino/aprendizagem acerca dos procedimentos de Enfermagem desenvolvidos no laboratÃrio, apreendendo as dimensÃes sapiens e demens desse processo, Ã o propÃsito principal deste estudo. Tem como objetivos identificar as principais contribuiÃÃes do laboratÃrio de Enfermagem no processo ensino/aprendizagem, a partir da visÃo de estudantes de graduaÃÃo, os sentimentos que eles expressam, descrever as dificuldades identificadas por estes e analisar a importÃncia do laboratÃrio nesse processo. Como procedimento de investigaÃÃo, realizamos quatro reuniÃes de grupo focal com 26 estudantes de graduaÃÃo que haviam concluÃdo a disciplina de Semiologia e SemiotÃcnica em Enfermagem, aquela que mais utiliza o laboratÃrio de Enfermagem como o principal espaÃo de sua aprendizagem. A anÃlise, de abordagem qualitativa, teve como aporte teÃrico fundamental os estudos de Friedlander e Hayashida, que tratam do ensino/aprendizagem no laboratÃrio de Enfermagem, e autores que privilegiam a humanizaÃÃo no ensino como Freire, Maturana, Morin, Assmann, entre outros. Os resultados apontam a importÃncia do laboratÃrio de Enfermagem como facilitador do processo ensinar/aprender. Os estudantes, em suas falas, afirmam e reafirmam que a realizaÃÃo de prÃticas em situaÃÃes simuladas torna-os mais seguros e preparados tecnicamente para o cuidar. AlÃm disso, ressaltam que os sentimentos de medo, inseguranÃa, ansiedade, angÃstia e pÃnico, entre outros, sÃo atenuados por ocasiÃo da experiÃncia clÃnica quando antes vivenciam a aprendizagem no laboratÃrio. Constatam, igualmente, algumas dificuldades de ordem estrutural que constituem obstÃculos ao bom desenvolvimento da aprendizagem. Em sÃntese, apesar das dificuldades apontadas pelos estudantes, em relaÃÃo ao uso do laboratÃrio de Enfermagem no processo ensino/aprendizagem, os mesmos reconhecem ser este o lÃcus por excelÃncia para o desenvolvimento das habilidades e diminuiÃÃo de suas tensÃes
Titulação: Mestre em Enfermagem
Contribuidor(es): Raimunda Medeiros Germano
Carlos Bezerra de Lima
Rosalba Pessoa de Souza TimÃteo
Assuntos: [en] Laboratory
[en] Learning/teaching
[en] Nursing
[en] Nursing procedures
[pt] Enfermagem
[pt] ENFERMAGEM
[pt] LaboratÃrio
[pt] Ensino/aprendizagem
[pt] Procedimentos de enfermagem
Documentos Digitais: [pt] VisualizaÃÃo do texto completo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *