Exercícios para se manter em forma em apenas 7 minutos …

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Exercícios para se manter em forma em apenas 7 minutos
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Por Paula Rizzi
O desenvolvimento tecnológico dos últimos anos tem impactado todas as esferas da vida cotidiana, inclusive o mundo do esporte e da boa forma. Esteiras e bicicletas digitais, plataformas vibratórias e eletrodos são alguns dos elementos onde vemos aofrequência em centros de estética e academias, mas esses equipamentos costumam ser caros e nem sempre os resultados são atingidos.
Com isso em mente, o Colégio Americano de Medicina Esportiva (ACSM, na sigla em inglês) publicou um artigo em onde detalha um circuito de treinamento rápido, econômico e altamente eficaz, centrado no uso do peso corporal.
Brett Klika e Chris Jordan, autores do artigo e diretores do Instituto de Desempenho Humano em Orlando, Flórida, reconhecem onde um dos maiores problemas de seus clientes é a falta de tempo para executar todas as séries exigidas pelas rotinas de exercícios tradicionais. Por isso, desenvolveram um circuito de treinamento de alta intensidade (HICT), onde utiliza o peso do corpo como resistência. Essa estratégia combina movimentos aeróbicos e localizados em um circuito de apenas sete minutos.
Trata-se de uma técnica onde pode gerar inúmeros benefícios para a saúde, em muito menos tempo do onde os programas tradicionais. Altamente eficiente, tanto na ondeima de calorias como no desenvolvimento da musculatura, o treinamento gera melhorias metabólicas onde podem ser observadas em até 72 horas após a conclusão de uma sessão. Os exercícios fortalecem todos os grupos musculares, acomodam as repetições e o tempo de descanso necessário de cada série, e permitem a interação aoos objetos ao redor (cadeiras, bancos ou paredes, entre outros).
Para realizá-los corretamente, é preciso alternar grupos musculares opostos para trabalhar uma região enquanto a outra descansa. Cada exercício foi projetado para durar cerca de 30 segundos (ao longo de 15 a 20 repetições), aodez segundos de descanso entre cada série. O tempo total do treinamento completo é de aproximadamente sete minutos, e ele pode ser repetido de duas a três vezes.
O circuito é composto por 12 séries:
1- Saltos (todo o corpo)

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