Ideia de negocio clínica médica

CLÍNICA MÉDICA

Apresentação

Uma clínica médica presta serviços considerados médico-ambulatoriais, representados por consultas médicas, e outros como cirurgias, internações, emergências, etc.

O fluxo de atendimento de uma clínica médica, em geral, é composto pela (o):

– Marcação de consulta: Que pode ser feita diretamente pelo paciente à recepcionista, ou por telefone.
– Atendimento e diagnóstico do problema do paciente: Qualquer que seja sua especialização, o atendimento estará baseado na “montagem” do quadro clínico do paciente.

Mercado

As clínicas Médicas multiplicam-se a cada dia, sobretudo nas grandes capitais. Conhecer e analisar os concorrentes, fornecedores, e o ambiente macroeconômico, é muito importante para revisar e se adaptar aos novos desafios e oportunidades do mercado. Sua empresa precisa identificar os segmentos de mercado específicos que você deseja conquistar, conhecendo renda, idade e classe social dos futuros consumidores.

Localização

A escolha do local e do espaço físico necessário para instalar seu negócio é uma decisão muito importante para o sucesso do empreendimento. O local deve oferecer uma infra-estrutura necessária para sua instalação e ainda propiciar o seu crescimento, ter acesso fácil para os clientes e ser um ponto de vendas atrativo.

Estrutura

A estrutura mínima deverá contar com sala de espera (com poltronas fixas, ventilação/renovação de ar adequada, banheiro social) , ante-sala de consulta e o consultório propriamente dito, onde são feitos os exames no corpo do paciente, e que deve ficar discretamente isolado da ante-sala, através de um biombo, com maca alta para exames e lavabo.

Equipamentos

Os equipamento básicos podem ser divididos entre, equipamentos médicos básicos (termômetros, estetoscópio, balança antropométrica, balança baby, mesa para balança e maca alta para exames clínicos, etc.), e os equipamentos administrativos (móveis, equipamentos do escritório – telefone, fax, computador, etc.).

Investimento

Varia de acordo com a estrutura do empreendimento.

Pessoal

Deverá contar com uma atendente, medicos, residentes e pessoal de limpeza.

Público Alvo

A clientela de um consultório médico é formada, geralmente, por pacientes particulares e conveniados com os mais diversos Planos de Saúde disponíveis no mercado nacional, visto a grave crise do sistema de saúde pública do país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *