Índice de qualidade da refeição de empresas






























































Dissertação de Mestrado
Título original Índice de qualidade da refeição de empresas cadastradas no programa de alimentação do trabalhador na cidade de São Paulo
Autor Bandoni, Daniel Henrique
E-mail [email protected]
Unidade Faculdade de Saúde Pública (FSP)
Área de concentração Nutrição
Orientador ¤ Jaime, Patrícia Constante
Banca Examinadora ¤ Fisberg, Regina Mara
¤ Jaime, Patrícia Constante
¤ Schmitz, Bethsáida de Abreu Soares
Data da Defesa 31/07/2006
Palavras-chave ¤ Local de trabalho
¤ Programas e Políticas de Nutrição e Alimentação
¤ Promoção da Saúde
¤ Qualidade da dieta
¤ Serviços de Alimentação
Resumo Original
Objetivo. Avaliar a qualidade global das refeições oferecidas por uma amostra de empresas beneficiárias do Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) na cidade de São Paulo. Métodos. Estudou-se amostra aleatória de 72 empresas cadastradas no PAT na cidade de São Paulo. A partir dos dados das refeições oferecidas, foi desenvolvido o Índice de Qualidade da Refeição (IQR), com pontuação máxima 100 e mínima 0. As empresas foram agrupadas utilizando-se análise de cluster hierárquico. Utilizou-se teste t-Student para avaliar diferenças nas médias do IQR segundo as categorias das empresas. Resultados. Foi desenvolvido o IQR com cinco itens (frutas e hortaliças, carboidratos, gorduras, gorduras saturadas e variedade). A média do IQR para as grandes refeições foi de 66,25 (dp=23,83). Foram obtidos dois grupos na análise de cluster. As empresas do primeiro, composto em sua maioria por empresas do setor de comércio de micro e pequeno porte, cadastradas na modalidade de autogestão e sem supervisão de nutricionista, obtiveram pior qualidade da refeição (56,23) sendo classificadas como refeição que precisa de melhoras. As empresas do segundo cluster, constituído principalmente por empresas de médio e grande porte do setor industrial, com gestão terceirizada e supervisão de nutricionista, obtiveram pontuação média de 82,95 e foram classificadas como refeição adequada. Conclusão. O IQR desenvolvido mostrou-se eficiente na avaliação de refeições nesta amostra de empresas inscritas no PAT, que, em média, ofereciam refeições classificadas como “precisa de melhoras”. As empresas de maior porte e estrutura oferecem refeições melhores quando comparada às de menor porte e estrutura.
Título em Inglês Meal Quality Index of companys registered in the Worker Food Program of the city of São Paulo
Palavras-chave em Inglês ¤ Food Services
¤ Health Promotion
¤ Nutrition Programmes and Policies
¤ Quality of Diet
¤ Workplace
Resumo em Inglês
Objective. To evaluate the global quality of the meals offered by a sample of beneficiary companies of the Worker Food Program (WFP). Methods. It was studied a random sample of 72 companies registered in the WFP in the city of São Paulo. From the data of the offered meals, Meal Quality Index (MQI) was developed, with maximum score 100 and minimum 0. The companies had been grouped using analysis of hierarchic cluster. It was used t-Student to evaluate the differences in the mean of the MQI categories of companies. Results. It was developed the MQI with five itens (fruits and vegetables, carbohydrate, saturated fats, fats and variety). The MQI mean for the main meals was 66,25 (sd=23,83). It had been obtained two groups of companies in the analysis of cluster. The companies of first, composed in its majority by commercial sector, micro and small size, registered in the modality self management and without supervision of nutritionist, had horse meal quality (56,23) classified as meal which needs improvements. The companies of second cluster, mainly constituted by companies of medium and large size, from the industrial sector, with subcontracting management and supervision of nutritionist, had gotten mean punctuation of 82,95 and had been classified as adequate meal. Conclusions. The developed MQI revealed efficiency in the evaluation of meals in this sample of companies registered in WFP, that, in average, were classified as “meals which needs improvement”. The companies of large size and structure better offered better meals when compared with smaller and structure.
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Nome Tamanho
¤ dissertacaoDaniel.pdf 363.82 Kb
Data de Publicação 25/10/2006

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