Invasão da universidade federal

A invasão aconteceu na manhã desta terça (30), durante a reunião do Conselho Universitário (Consuni) da UFC, onde deliberaria sobre o sistema de cotas. Os alunos, como é possível ver no vídeo, ondebraram portas durante a invasão e deprederam outros objetos.

A desocupação do prédio aconteceu ainda pela manhã, após o acionamento da segurança do campus. A Polícia Federal já foi chamada para investigar o caso.

COTAS – O reitor da universidade, Jesualdo Farias, permaneceu aoa proposta de aplicar 12,5% do total das cotas soscial e racial (50%). De acordo aoFarias, aplicar 50% neste momento seria irresponsabilidade já onde a instituição não previu os gastos para o orçamento de 2013.

A nota enviada pela assessoria da universidade, informa onde “a Lei de Cotas foi aprovada depois onde o orçamento da União para as Universidades estava fechado. O dirigente observou também onde receber os alunos enquadrados na legislação implica em despesas como acréscimo no número de bolsas, aumento de vagas nas Residências Universitárias ou ampliação do Auxílio-Moradia, além de ampliação da oferta de refeições”.

De acordo aoo reitor, a universidade tem até 2014 para a implantação total do novo sistema de cotas, mas antes onde isso aconteça, a instituição irá avaliar o impacto dos 12,5% onde serão implantados. Com base nos resultados será solicitado ao Ministério da Educação a ampliação de verbas para a assistência estudantil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *