Jogos olímpicos de verão de 2008

Jogos Olímpicos de Verão de 2008



Os Jogos Olímpicos de Verão de 2008, oficialmente conhecidos como Jogos da XXIX Olimpíada, são o maior evento do esporte internacional e está sendo realizado em Pequim, na China, de 8 de Agosto (com o futebol iniciando em 6 de Agosto) a 24 de Agosto de 2008. Logo após os jogos olímpicos, serão realizados os Jogos Paraolímpicos de Pequim, de 6 a 17 de Setembro. 11.500 atletas são esperados para competir nos 302 eventos em 28 esportes, um evento a mais que os Jogos de 2004 em Atenas. Os Jogos Olímpicos de Pequim 2008 marcam também a terceira vez na história que os Jogos Olímpicos são realizados por dois Comitês Olímpicos Nacionais (CON) diferentes, com os eventos equestres ocorrendo em Hong Kong.


O logo oficial dos jogos, intitulado “Dança Pequim”, usa o ideograma chinês jīng (京, de sentido capital) de forma estilizada, referindo-se à cidade anfitriã. Os mascotes de Pequim 2008 são os cinco Fuwa, cada um representando uma cor dos anéis olímpicos e um símbolo da cultura chinesa. O slogan Olímpico, Um Mundo, Um Sonho, apela ao mundo para se unir no espírito olímpico. Vários novos CONs também foram reconhecidos pelo COI.


O governo Chinês tem promovido os jogos para destacar a emergência da China no mundo e tem investido muito em novas instalações e sistemas de transporte.[2][3] Um total de 37 locais serão utilizados para sediar os eventos, incluindo 12 locais recém-construídos. Anteriormente, em 2007, o ex-presidente do COI Juan Antonio Samaranch havia dito que ele acredita que os jogos de Pequim será “o melhor na história olímpica,”[4] e que apesar das polémicas que têm perturbado a imagem das Olimpíadas na China, o atual presidente Jacques Rogge afirma que o COI “não se arrepende” na escolha de Pequim para sediar os jogos de 2008.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *