Labrador, a historia da raça.








Histórico da Raça
 

A origem do labrador não é claramente definida, mas sabemos que ele veio da costa leste do Canadá, na área de Newfoundland e St Johns Island, sendo que essa área se localiza ao sul de Labrador. No início do século 18, pescadores do litoral Atlântico da Europa iam para Newfoundland pescar e utilizavam o cão local, que parecia ser um cão de mil e uma utilidades: Carregavam lenha no inverno, subiam terrenos onde cavalos não podiam e ajudavam os donos na pescaria durante o verão.


Sem dúvida, os cães levados pelos pescadores de seus países, cruzaram com os cães locais e assim nasceu o Labrador Retriever.


Os pescadores levaram os cães canadenses para a Inglaterra. As notícias da habilidade de “retrieve” (buscador) dos cães se espalharam e os fazendeiros se perguntaram se eles seriam bons cães de caça. O labrador veio, foi visto e conquistou. Dentro de um curto período de tempo, essa nova raça foi caracterizada como um cão “retriever” de terra e água e possuidor de um ótimo temperamento.


Esses primeiros importadores fizeram um maravilhoso trabalho para nós, deixando forte fundações, mantendo a linhagem pura e criando o padrão da raça, que se alterou pouco até os dias de hoje.


No início da criação, nos primeiros 70 anos, existia um acordo entre as famílias nobres da Inglaterra que criavam labradores.


Eles acasalavam seus cães, e nenhum exemplar era vendido, e sim trocado entre eles.


Acasalavam um cão inteligente com outro inteligente; um de boca doce com um outro de boca doce; etc…

Aprimorando e selecionando a raça ao estremo!


Fizeram então o cão que conhecemos hoje, de temperamento perfeito, inteligente, excelente faro, boca doce, amante da água e companheiro maravilhoso!


Observem como estes cuidados foram importantes para a raça!


Pois se observares um filhote, ainda bem pequenos, que começam a brincar, adoram trazer bolinhas, folhinhas, ossinhos para o seu dono!


Então, apesar de o Labrador ter se originado no Canadá, a raça foi moldada, refinada e promovida pelos fazendeiros ingleses do século 19.


Em 1916, foi criado o Primeiro Clube do Labrador Retriever, para que o puro Labrador fosse promovido.


A maioria dos criadores que conheço, resolveram começar a criar pelo encantamento do temperamento de seu primeiro labrador!


Então, torna-se evidente o quanto é importante selecionarmos os exemplares de temperamento correto para a reprodução!

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *