Ministro da educação promete atender reivindicações de jovens indígenas






Ministro da Educação promete atender reivindicações de jovens indígenas


 












Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, comprometeu-se hoje (20) a implementar, o mais rápido possível, as principais reivindicações que recebeu de 35 jovens e adolescentes indígenas. Ele reivindicaram, entre outros itens, reforço da educação
bilíngüe nas aldeias, inclusão digital, com acesso à internet, e que o ensino seja ministrado nas próprias aldeias, levando em conta os valores, a cultura e as tradições dos povos indígenas.

Para Fernando Haddad, a agenda apresentada pela comunidade indígena, reunida no 2º Encontro dos Povos da Floresta, em Brasília, “vem avançando, sobretudo porque a consciência indígena hoje é muito maior em relação aos seus valores, da necessidade de que eles sejam preservados”.

Diante de uma agenda como essa, disse o ministro, “o Estado vem podendo se organizar melhor, talvez não no ritmo que
deveria, devido ao atraso histórico, mas juntos, rapidamente vamos alcançar esse objetivo”.

De acordo com Haddad, essa agenda será desenvolvida com a ajuda da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), “que é a primeira secretaria do MEC estruturada para enfrentar esse desafio da comunidade indígena”.

O secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidadea, André Lázaro, perguntou aos jovens indígenas quantos haviam estudado em escolas indígenas e, diante da identificação de apenas dois, que levantaram as mãos, reconheceu: “É, estamos devendo muito a vocês”.

Ao final do encontro, o ministro Fernando Haddad recebeu um colar de presente e posou para inúmeras fotos, tiradas pelos jovens indígenas, muitas deles, com câmeras digitais.


Contato: ssmpss@hotmail.com


Aproveita e acessa os sites abaixo:


http://www.portalmil.net/?id=3623


http://www.lestcred.com.br/?123074


http://www.fusionvoip.com.br/sandraboaventura/


http://www.clubedenegocios.info/sandrika


http://www.acheiclub.com.br/ id sm0185

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *