Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos






























































Dissertação de Mestrado
Título original Multissensorialidade no ensino de desenho a cegos.
Autor Ballestero-Álvarez, Jose Alfonso
E-mail [email protected]
Unidade Escola de Comunicações e Artes (ECA)
Área de concentração Artes Plásticas
Orientador ¤ Ferraz, Maria Heloisa Corrêa de Toledo
Banca Examinadora ¤ Ferraz, Maria Heloisa Corrêa de Toledo
¤ Frange, Lucimar Bello Pereira
¤ Silva, Dilma de Melo
Data da Defesa 11/06/2003
Palavras-chave ¤ Arte para cegos
¤ Didática Multissensorial
¤ Educação Especial
¤ Educação Inclusiva
¤ Pedagogia Especial
Resumo Original
A pesquisa relatada visa responder à questão: a arte pictórica é acessível ao cego?. Assim, a presente dissertação trata da fidelidade do entendimento tátil do cego e das imagens criadas em seu imaginário através da leitura tátil e reprodução por meio de suporte adaptado. Relata e discorre a respeito de como essas imagens são criadas por meio da multissensorialidade e a possibilidade da produção artística.
Título em Inglês Multisensoriality in teaching drawing to the blind.
Palavras-chave em Inglês ¤ Art for the blind
¤ Inclusive Education
¤ Multisensory Pedagogy
¤ Special Education
¤ Special Pedagogy
Resumo em Inglês
This research is aimed at answering the question? Is pictorial art accessible to the blind Thus, this dissertation covers the accuracy of the tactile understanding of the blind, and of the images created in his/her imagination through the tactile reading and reproduction by an adapted support. It describes and analyses how these images are created by multisensoriality and the possibility of artistic production.
Arquivos








Nome Tamanho
¤ alfonso1.pdf 2.01 Mb
Data de Publicação 26/04/2005

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *