No total são um milhão de árvores na área urbana, 409 praças, reserva biológica

Parques, praças e monumentos

Porto Alegre é uma das cidades brasileiras mais arborizadas, com 15 m² de área verde por habitante, na medida recomendada pela Organização Mundial da Saúde. No total são um milhão de árvores na área urbana, 409 praças, reserva biológica, nove parques urbanos e a maior concentração de pássaros do país [4] .

* Jardim Botânico de Porto Alegre, um dos mais completos do país, tem também um Museu de Ciências Naturais, formando um complexo de preservação, pesquisa, educação, lazer e recreação com um acervo natural de mais de 100 espécies.

Parque Farroupilha
Parque Farroupilha

* Parque Farroupilha, o mais tradicional da cidade, com diversos recantos diferenciados, lago, quiosques, bares, pistas de atletismo e canchas poliesportivas e o Auditório Araújo Viana. Aos domingos se realiza ali o concorrido Brique da Redenção, com feira de antigüidades e artesanato.
* Parque Marinha do Brasil, com área de 70,70 hectares, situado à avenida Borges de Medeiros, bairro Praia de Belas, com um belo projeto de paisagismo.
* Parque Moinhos de Vento, o chamado Parcão, no bairro Moinhos de Vento, com uma área de 11,50 hectares, lago e pistas de caminhada e corrida.
* Reserva Biológica do Lami José Lutzenberger, uma área de preservação natural para mais de 120 espécies de aves nativas e flora característica regional.
* Parque Estadual do Delta do Jacuí, na Região Metropolitana, é formado por aproximadamente 30 ilhas e porções continentais com matas, banhados e campos inundados. Possui mais de 100 espécies de aves aquáticas, 320 espécies vegetais, 30 espécies de peixes além de centenas de animais como lontras, jacarés-de-papo-amarelo, capivaras, etc.

* Parque Maurício Sirotski Sobrinho, com pista de aeromodelismo, tanque para nautimodelismo, recantos infantis, campos de futebol, canchas de bocha, quadras de vôlei e mais de 100 churrasqueiras. O parque ainda conta com a Estância da Harmonia, um centro de tradições gauchescas.
* Parque Saint Hilaire, na RS 040, km 02 (estrada de Viamão), a 17 km do centro da cidade. Possui 11.800.000 m² sendo 240 ha para lazer e 940 ha para preservação permanente. A infra-estrutura do parque conta com campos de futebol, canchas de bocha, quadras de volei, futebol de salão, pistas de aeromodelismo e patinação, play-ground e aproximadamente 100 churrasqueiras.

Praça da Alfândega
Praça da Alfândega
Monumento a Júlio de Castilhos
Monumento a Júlio de Castilhos

* Praça da Alfândega, uma das mais antigas e tradicionais da cidade, situada bem no centro de Porto Alegre. Possui diversos monumentos e esculturas em seus recantos. Todos os anos, entre outubro e novembro, ali se realiza a Feira do Livro, um dos maiores eventos culturais do sul do Brasil, atraindo milhares de visitantes.
* Praça XV de Novembro, onde fica o tradicional Chalé da Praça XV, ponto de encontro e relax bem no coração do agitado centro da cidade.
* Praça da Matriz, centro político, religioso e cívico de Porto Alegre, tem um entorno povoado de edifícios históricos, como a Catedral, o Palácio Piratini, a Assembléia Legislativa e o Theatro São Pedro.
* Estátua do Laçador, o mais popular símbolo da cidade, localizado junto à entrada rodoviária de Porto Alegre pelo norte, foi criado por Antonio Caringi retratando um gaúcho típico, cujo modelo foi o conhecido tradicionalista Paixão Cortes.
* Monumento a Júlio de Castilhos, grandioso monumento de glorificação do líder político local Júlio Prates de Castilhos, com belíssima estatuária em bronze.
* Monumento aos Açorianos, quase tão famoso quanto o Laçador, o Monumento aos Açorianos, obra moderna de Carlos Tenius, elabora em linhas quase abstratas e alegóricas a fundação da cidade.
* Ponte de Pedra, uma antiga ponte do século XIX, tornou-se um dos cartões-postais da cidade.

[editar] Shopping centers

* Bourbon Shopping Assis Brasil
* Bourbon Shopping Country
* Bourbon Shopping Ipiranga
* Iguatemi Porto Alegre
* Praia de Belas Shopping
* Shopping Total
* Shopping João Pessoa
* Moinhos Shopping

[editar] A Tradição Gaúcha

A culinária gaúcha reúne a gastronomia étnica e típica. Uma opção tradicional é o peixe na taquara, preparado e servido por pescadores da Ilha da Pintada. Outro destaque são as churrascarias que apresentam shows com músicas nativistas e danças folclóricas, como a Vitrine Gaúcha, Zequinha e Galpão Crioulo. Os centros de Tradições Gaúchas (CTGs) recebem com prazer aqueles que desejam conhecer a cultura gaúcha.
Museu de paleontologia mostrando um tecodonte.
Museu de paleontologia mostrando um tecodonte.

[editar] Turismo paleontológico

Embora Porto Alegre não esteja na região da Paleorrota, possui o maior número de paleontólogos do Rio Grande do Sul. A cidade possui um grande número de museus, tendo a UFRGS como um centro de estudos de paleontologia e ali podemos ver animais do Triássico e que viveram no estado. Podemos ver rincossauros, exaeretodons, estauricossauro, guaibassauro, saturnalia tupiniquim, sacissauro, unayssauro e muitos outros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *