O cloreto de sódio

O cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha, é uma substância largamente utilizada formada por um átomo de Cloro e um átomo de Sódio. A sua fórmula química é NaCl.

Atualmente é produzido pela evaporação da água do mar ou vindo de outras fontes como lagos de sal ou pedras de sal.

Embora a maioria das pessoas esteja familiarizada com os vários usos do sal na culinária, desconhece que a substância é utilizada em várias outras aplicações, como a manufatura de papel e a produção de sabão e detergentes.

No norte dos Estados Unidos da América e na Europa, grandes quantidades de sal são utilizadas para limpar as rodovias do gelo durante o Inverno.

O sal também é utilizado para a produção de gás cloro e de sódio metálico, através da eletrólise ignea.

Ver também

* Sal de cozinha
* Sal-gema

Cloreto de sódio
Nome IUPAC Cloreto de sódio
Identificadores
Propriedades
Estado físico sólido
Fórmula molecular NaCl
Massa molecular 58,442 g/mol
Aparência branco ou incolor
sólido ou líquido
Ponto de fusão 801 °C (1074 K)
Ponto de ebulição 1465 °C (1738 K)
Solubilidade em água 35,9 g/100 ml (25 °C)
Estrutura
Segurança
Compostos relacionados
Sais relacionados acetato de sódio
Excepto quando estabelecido o contrário,
os dados são fornecidos para materiais no seu
estado normal (a 25 °C, 100 kPa)

Acetato de sódio é um composto cristalino incolor, de fórmula ( CH3COONa ), que é conhecido como sal anidro ou trihidratado. Ambas as formas são solúveis em água e em etoxietano e ligeiramente solúveis em etanol. Como é um sal de uma base forte e de um ácido fraco, o acetato ou etanoato de sódio é usado em tampões para controle de pH em muitas aplicações de laboratório, em produtos alimentares e em eletrogalvanização. É usado também na tinturaria, sabões, farmacêutica e em fotografia.

Além disso, por ser um processo altamente exotérmico, a cristalização do acetato de sódio encontrou aplicação em compressas quentes, na forma de uma bolsa plástica selada, contendo uma solução supersaturada de acetato de sódio em água e um pequeno disco metálico.

Flexionando-se o disco metálico, dá-se início à cristalização do acetato de sódio, com conseqüente evolução de calor. Para que o sólido cristalizado se dissolva de novo, basta aquecer a bolsa contendo o acetato de sódio cristalizado em água fervente por aproximadamente 10 minutos.

Célula básica da estrutura de um cristal de sal (NaCl). Note-se a ordenação dos átomos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *