O criador de mangás takehiko inoue iniciou em 1998

Musashi nos quadrinhos
Musashi matando um nue gigante
Musashi matando um nue gigante

O criador de mangás Takehiko Inoue iniciou em 1998 a publicação da série Vagabond, que já reúne mais de 25 volumes no Japão. Sua criação provou ser mais do que uma versão para os quadrinhos do livro de Eiji Yoshikawa. é um elaborada e bem pesquisada releitura da vida de Musashi, usando como base o romance de Eiji Yoshikawa, mas não se prendendo a ele.

Sua narrativa elaborada, integrada a um desenho minucioso, tornou a série um sucesso que vendeu mais de 23 milhões de exemplares apenas no Japão, sendo premiada com o Cultural Affairs Media Arts e o Kodansha Manga Award. A série é publicada atualmente no Brasil pela Conrad Editora.

No Brasil o mangá é publicado pela Editora Conrad em Edição de Luxo. Já há mais de 20 exemplares confirmados.

[editar] Musashi no cinema e na TV

Personagem de grande apelo popular no Japão, representado em muitas gravuras antigas, Musashi serviu também como fonte de inspiração para diversos filmes, o mais conhecido tem o ator Toshiro Mifune como protagonista) e séries de TV.

Filmografia

* Miyamoto Musashi, realizado por Kenji Mizoguchi (1944)
* Miyamoto Musashi 1 – primeira parte da trilogia estrelada por Toshiro Mifune e realizada por Hiroshi Inagaki (1954)
* Miyamoto Musashi 2 – Zoku Miyamoto Musashi: Ichijôji no kettô (Morte no templo Ichijoji – 1955)
* Miyamoto Musashi 3 – kanketsuhen: kettô Ganryûjima (Duelo na ilha Ganryu – 1956)
* Miyamoto Musashi 1 – primeiro dos cinco filmes estrelados por Kinnosuke Nakamura (1932-1997), realizados por Tomu Uchida (1961)
* Miyamoto Musashi 2 – Hannyazaka no ketto (1962)
* Miyamoto Musashi 3 – Nitoryu kaigen (1963)
* Miyamoto Musashi 4 – Ichijoji no ketto (1964)
* Miyamoto Musashi 5 – Ganryû-jima no kettô (1965)
* Miyamoto Musashi, realizado por Tai Katō (1973)

Séries de TV

* Sorekara no Musashi (1981), estrelado por Kitaoji Kinya
* Musashi, realizado pela rede NHK (2003), com Ichikawa “Ebizo” Shinnosuke

[editar] Ver também

* Livro dos Cinco Anéis
* Niten Ichi Ryu
* Gosho Motoharu

Referências

1. ↑ Instituto Niten. Breve histórico do Hyoho Niten Ichi Ryu (html) (em Português). “A linhagem do Hyoho Niten Ichi Ryu que seguimos foi iniciada pelo famoso samurai Miyamoto Musashi(1584-1645) e transmitida a um de seus principais discípulos, Terao Kyumanosuke Nobuyuki.”
2. ↑ Hyoho Niten Ichi Ryu (site oficial). Niten Ichi Ryu (html) (em Inglês). “Hyoho Niten Ichi Ryu was created by Miyamoto Musashi (1584-1645), one of the most famous samurai of all times (Hyoho Niten Ichi Ryu foi criado por Miyamoto Musashi (1584 – 1645), um dos mais famosos samurais de todos os tempo) trad. livre”
3. ↑ Instituto Niten. Miyamoto Musashi – O mais famoso samurai de todos os tempos (html) (em Português). “No final de sua vida Musashi Sensei deixou registrado seus ensinamentos para as futuras gerações de discípulos de seu estilo na obra O Livro dos Cinco Anéis (Go Rin No Sho)”
4. ↑ Instituto Niten. Pinturas de Miyamoto Musashi (html) (em Português). Instituto Niten.
5. ↑ Rezende, Sidharta. A vida de Miyamoto Musashi (html) (em Português). Instituto Niten. “Musashi Sensei passou seus últimos anos em Kumamoto, como hóspede de seu amigo, Hosokawa Tadatoshi.”
6. ↑ Rezende, Sidharta. A vida de Miyamoto Musashi (html) (em Português). Instituto Niten. “Musashi Sensei faleceu no dia 19 dia de maio de 1645. A seu pedido foi enterrado com a armadura completa na vila de Yuji, próximo à montanha de Iwato.”

[editar] Bibliografia

* MUSASHI, Miyamoto. O Livro dos Cinco Anéis – Gorin No Sho (Revisão Sensei Jorge Kishikawa, Apresentação Shihan Gosho Motoharu, Tradução por Dirce Miyamura) Editora Conrad, 2006.

* Scott Wilson, William. O Samurai – A vida de Miyamoto Musashi Estação Liberdade, 2006.

* MUSASHI, Miyamoto. Gorin No Sho: O Livro dos Cinco Elementos. (Notas de Watanabe Ichiro, Tradução por José Yamashiro) São Paulo: Cultura Editores Associados, 1992.

* YOSHIKAWA, Eiji. Musashi (2 volumes) Estação Liberdade, 1999.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *