O dinossauro megalossauro

O megalossauro (Megalosaurus bucklandi, do latim “lagarto grande”) foi um dinossauro carnívoro e bípede que viveu durante o período Jurássico, media de 8 a 9 metros de comprimento e pesava em torno de duas toneladas. Uma característica pouco comum nesse dinossauro é o pescoço muito curto e muito forte, adaptado para sustentar sua enorme cabeça.


O megalossauro viveu na região que é hoje a Europa. Em meados de 1676 foi encontrado na Inglaterra o primeiro osso fossilizado de dinossauro, entretanto na época ninguém tinha idéia de que se tratava de um animal pré-histórico, consideraram então o osso como sendo de um homem gigante. Mais tarde, em 1815, William Buckland descobriria fósseis na mesma região, mas agora o conhecimento já estava maduro suficiente para entender que tais ossos pertenceram a um grande animal pré-histórico, batizado de Megalosaurus. Sobre o osso de 1676 nunca mais houve notícias, mas tudo indica que se tratava do fêmur de um megalossauro adulto, sendo assim o megalossauro foi o primeiro dinossauro a ser descoberto, além de ter sido o primeiro dinossauro descrito científicamente, no ano de 1824 pelo seu descobridor William Buckland.


O Megalossauro cujo nome significa ” grande réptil ” teve seus primeiros vestígios de fósseis descobertos nas minas de ardósia de Stonesfield em Oxfordshire, Inglaterra, em 1818. Desde então, mais de 25 dinossauros receberam o mesmo nome. Muitos dos grandes terópodes que não puderam ser identificados claramente receberam esse nome.


As mandíbulas gigantescas e outros ossos deste dinossauro, achados em Stonesfield, provam que ele deve ter sido um enorme e temível predador. O Megalossauro era grande como dois rinocerontes e superava duas vezes a altura de um homem adulto. A boca continha grandes e afiados dentes curvos, em forma de serra. Sua base era rente à mandíbula, resistindo a pancadas violentas. Os pacíficos herbívoros não eram páreos para um Megalossauro com fome.


Além das terríveis mandíbulas, ele tinha garras nas patas, usadas para furar a pele e retalhar a carne de suas presas.Existem três principais espécies de Megalossauro: Megalosaurus bucklandii, Megalosaurus hesperis, Megalosaurus cambrensis.


Dados do Dinossauro


Nome: Megalossauro
Nome Científico: Megalosaurus bucklandii, Megalosaurus hesperis e Megalosaurus cambrensis.
Época: Jurássico
Local onde viveu: Ásia, Europa e América do Sul
Peso: Cerca de 1 tonelada
Tamanho: 9 metros de comprimento
Alimentação: Carnívora

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *