O parque nacional do araguaia

Parque Nacional do Araguaia


OBJETIVOS ESPECÍFICOS DA UNIDADE


Proteger uma amostra do ecossistema de transição entre o Cerrado e a Floresta Amazônica e de uma porção da Ilha do Bananal.



DECRETO E DATA DE CRIAÇÃO


Foi criado pelo Decreto n.º 47.570 de 31.12.1959 e alterado pelos seguintes Decretos: n.º 68.873 de 05.07.1971; n.º 71.879 de 01.03.1973 e n.º 84.844 de 24.06.1980.


ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS


Os aspectos culturais e históricos da área onde situa o parque nacional confunde-se com a própria cultura e história dos índios que habitam a região, os carajás e os javaés, principalmente.


ÁREA, LOCALIZAÇÃO E ACESSOS


Possui um área de 557.714 ha. Está localizado no terço norte da Ilha do Bananal, sudoeste do estado do Tocantins, abrangendo parte dos municípios de Pium e Lagoa da Confusão. De Brasília o acesso é feito pela BR-153 (Belém/Brasília) até a cidade de Nova Rosalândia. Daí a pela TO-255 até Cristalândia (aprox. 30 Km), percorrendo-se a partir daí cerca de 113 Km, sendo 55Km por estrada não asfaltada. De palmas, capital do estado, para o Parque, toma-se a TO-080 em direção a Paraíso do Tocantins e em seguida, a BR-153 em direção a Nova Rosalândia, adotando-se o mesmo roteiro descrito anteriormente a partir dessa cidade. As cidades mais próximas são: Pium/TO (120 km da capital), Cristalândia/TO (140 Km da capital), Lagoa da Confusão/TO (190 Km da capital) e Santa Terezinha/MT (600 Km da capital).


CLIMA


A região apresenta clima quente, semi-úmido, com temperatura média anual variando entre 8 e 42 graus. Os meses mais quentes são setembro e outubro, e os mais frios junho e julho. Possui uma precipitação anual de 1.750 mm. O período de chuva vai de novembro a março.


QUE VER E FAZER (ATRAÇÕES ESPECIAIS)/ÉPOCA IDEAL PARA VISITAÇÃO


Acompanhados por funcionários é possível percorrer estradas e caminhos existentes próximos à sede, fazer excursões terrestres e fluviais na porção oeste da unidade, observar e fotografar diferentes ambientes e paisagens, grupos de animais, bem como espécies raras da flora. Nas proximidades do Parque Indígena do Araguaia há excelentes pontos de observação astronômica e ainda pode-se ver o pôr-do-sol e praias fluviais no período de seca.


RELEVO


Constitui-se em extensa planície, formada por sedimentos quaternários, periodicamente inundada pelas cheias dos rios Araguaia e Javaés.


VEGETAÇÃO


O Parque está situado na faixa de transição entre a Floresta Amazônica e o Cerrado, predominando os Campos. Apresenta também fisionomias como o Cerradão, Matas Ciliares, Matas de Igapó e Floresta Pluvial Tropical. As espécies representativas são das famílias (Leguminoseae Vochysiaceae) tropical e Bignoniaceae.


FAUNA


No parque a fauna é muito heterogênea, com predominância de espécies ligadas ao meio aquático. O cervo do pantanal, espécie ameaçada de extinção. Possui também uma avifauna rica, não só pela abundância como pela diversidade de espécies.


USOS CONFLITANTES QUE AFETAM A UNIDADE E SEU ENTORNO


A existência de invasores no interior da unidade, a criação de gado na região, as queimadas, a pesca predatória, a captura de ovos de tartaruga, os grupos de caçadores e o relacionamento conflitante com os índios, são alguns problemas que o Parque enfrenta.


BENEFÍCIOS INDIRETOS E DIRETOS DA UNIDADE PARA O ENTORNO


Benefícios globais de interesse ecológico para a manutenção dos mecanismos naturais da região, que envolvem uma valiosa zona de Ecótono entre os dois maiores ecossistemas do país: Cerrado e Floresta Amazônica.


INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A UNIDADE


Número total de Funcionários


04 funcionários do IBAMA e 12 servidores por compensação ambiental (ano 2000).


Infra-estrutura disponível


10 casas; 1 alojamento para visitantes (100 m2); 6 residências funcionais (150 m2, 60 m2, 80 m2, 80 m2, 100 m2, 70 m2); 1 laboratório (80 m20; 1 almoxarifado/escritório (115 m2); 1 garagem (100 m2); 2 postos de fiscalização (60 m2 cada); 1 posto flutuante (4 cômodos); 4 Toyotas (1990, 1995 e 1992); sistema de comunicação (telefone, fax, e-mail e rádio transmissor SSB) e 4 motores de popa (todos de 25 Hp).


Fonte: www.brasilturismo.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *