O que é abeto?

Abeto



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

















Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Abeto


Abeto-coreano Abies koreana
Classificação científica




















Reino: Plantae
Divisão: Pinophyta
Classe: Pinophyta
Ordem: Pinales
Família: Pinaceae
Género: Abies
Mill.

Espécies

Ver texto

Abeto é o nome popular de diversas espécies dos gêneros Picea e Abies. São árvores coníferas da família Pinaceae, nativas de florestas temperadas da Europa, Ásia e América do Norte.



[editar] Descrição e uso


Os abetos, de maneira geral, possuem folhas pequenas e aromáticas, e produzem pólen abundante durante o período de reprodução, o que pode causar alergia respiratória em indivíduos mais sensíveis.


São usados como fonte de madeira, e das suas folhas extraem-se óleos essenciais para aromaterapia e farmacologia. São igualmente bastante apreciados pelo seu efeito decorativo e usados como protecção contra o vento. Todos os anos, milhões de abetos são vendidos como árvores de Natal.


Grande parte dos instrumentos de cordas (violino, violoncelo e contrabaixo, por exemplo) utilizam tradicionalmente o abeto em sua parte superior (tampo harmônico) e em algumas partes localizadas no interior do instrumento, pois esta madeira confere uma característica peculiar de ressonância muito apreciada pelos grandes mestres da liuteria, como Antonio Stradivari, Nicola Amati, Andrea Guarneri e muitos outros.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *