O que é algodoeiro da praia?

Algodoeiro-da-praia



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


(Redirecionado de Dipteryx alata)



Nota: Se procura pela árvore Dipteryx alata, consulte Cumarurana.














Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Algodoeiro-da-praia


H. tiliaceus
Classificação científica























Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Malvales
Família: Malvaceae
Género: Hibiscus
Espécie: H. tiliaceus

Nome binomial
Hibiscus tiliaceus
L.

O algodoeiro-da-praia, algodoeiro-da-índia ou majagua (Hibiscus tiliaceus) é uma árvore de até 10 metros da família das malváceas. Originário das ilhas do Pacífico, já está disseminado mundialmente nos trópicos e subtrópicos, sendo até considerado planta daninha em algumas situações. No Brasil é cultivado pela ornamentabilidade. Possui semelhanças com o H. pernambucensis.







Índice

[esconder]



[editar] Informações Botânicas



[editar] Folha


Típica do gênero, se torna mais alongada próxima ao final de um ramo em flor. Possui as estípulas típicas largas na base da haste. Folhas cordiformes, grandes flores amarelas, com o centro grená,



[editar] Flor


Amarela com uma mancha vermelho-castanha no centro da flor. Quando o pedúnculo aponta para cima, é sinal que vai abrir; tal abertura se dá pela manhã e, no fluir do dia, caem e se conservam embaixo da árvore por mais um dia, avermelhando-se aos poucos. No inverno podem durar até dois dias na planta. Os estigmas são vermelho-escuros e com as pontas arredondadas, uma das diferenças com a outra espécie semelhante.


Os frutos capsulares, nativa da Índia, naturalizada no Brasil e especialmente cultivada como ornamental e para arborização, bem como pela madeira e fibras extraídas da casca e por propriedades emolientes das folhas e flores.


Também conhecida pelos nomes de aguaxima-do-mangue, algodoeiro-da-índia, algodoeiro-da-praia, baru, embira, embira-do-mangue, guaxima-do-mangue, ibaxama, manhoco, quiabo-do-mangue e uacima-da-praia.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *