O que é base (química)

Base (química)





Segundo Svante Arrhenius, uma base (também chamada de álcali) é qualquer substância que liberta única e exclusivamente o ânion OH (íons hidroxila ou oxidrila) em solução aquosa. As bases possuem baixas concentrações de ions H+ sendo considerado base as soluções que têm pH acima de 7. Possuem sabor adstringente (ou popularmente, cica) e são empregadas como produtos de limpeza, medicamentos (antiácidos) entre outros. Muitas bases, como o hidróxido de magnésio (leite de magnésia) são fracas e não trazem danos. Outras como o hidróxido de sódio (NaOH ou soda cáustica) são corrosivas e sua manipulação deve ser feita com cuidado. Quando em contato com o papel tornassol vermelho apresentam a cor azul-marinho ou violeta.


Em 1923, o químico dinamarquês Johannes Nicolaus Brønsted e o inglês Thomas Martin Lowry propuseram a seguinte definição: Uma base é um aceitador de prótons (íon hidrônio H+)


Mais tarde Gilbert Lewis definiu como base qualquer substância que doa pares de elétrons não ligantes, numa reação química – doador do par electrônico.


As bases neutralizam os ácidos, segundo conceito de Arrhenius, formando água e um sal:



H2SO4 + Ca(OH)2 2 H2O + CaSO4


(ácido sulfúrico + hidróxido de cálcio = água + sulfato de cálcio)


HCl + NaOH H2O + NaCl


(ácido clorídrico + hidróxido de sódio = água + cloreto de sódio)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *