O que é cintura de kuiper








Wikipedia depende de suas doações: por favor, doe hoje.






Ajude a Wikipedia: um projeto sem fins lucrativos.




Ajude a Wikipedia: um projeto sem fins lucrativos. — Doe agora

Cintura de Kuiper



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.









Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto.




Cintura de Kuiper

A Cintura de Kuiper (Cinturão de Kuiper, no Brasil), também chamada Cintura de Edgeworth ou Cintura de Edgeworth-Kuiper, é uma área do sistema solar que se estende desde a órbita de Neptuno (a 30 UA do Sol) até 50 UA do Sol. Os objetos do cinturão de Kuiper são comumente chamados de KBO (Kuiper belt object).


Sua existência foi sugerida por Gerard Kuiper (1905-1973) em 1951, na tentativa de explicar as anomalias encontradas pela Voyager 2 em sua passagem por este planeta. Em 1993, Miles Standish reanalizou os dados, e descobriu que a anomalia era menor. No entanto, desde a descoberta de 1992 QB1 – o primeiro objeto nesta região -, já foram catalogados mais de mil outros pequenos objectos transneptunianos. Acredita-se que nesta região existam mais de 100 mil pequenos corpos celestes.


Destes, são conhecidos oito com diâmetro de quase ou mais de 1000 km inclusive um que é definitivamente maior que Plutão. (embora haja incertezas de 10-15%):




[editar] Natureza dos KBOs


A origem do cinturão de Kuiper é incerta, mas acredita-se que seus objectos são remanescentes da nebulosa protosolar que deu origem aos planetas. KBOs são rochas congeladas contendo metano, amónia e água com tamanhos que podem variar de 100 a 1000 km, com alguns maiores que isto. Estima-se que no passado eram maiores e mais numerosos, mas interacções com os planetas (principalmente Neptuno) e colisões mútuas acabaram por expulsar boa parte deles, seja em direcção ao Sol ou planetas internos, como Júpiter, seja para regiões externas do Sistema Solar, para região da nuvem de Oort.



[editar] Tipos de KBOs


Existem 3 categorias de KBOs:



  • Clássicos:cerca de 2/3 do total de KBOs. Possuem órbitas mais estáveis com baixa excentricidade orbital e localizados entre 42 e 47 u.a.
  • Plutinos: cerca de 1/3 do total. Apresentam ressonância 3:2 com o planeta Netuno.
  • Espalhados: Apresentam órbitas altamente inclinadas e excêntricas. Possível origem dos cometas de curto período.


[editar] Ligações externas








Corpos menores do Sistema Solar
Vulcanóides · NEOs · Cintura de asteróides · Troianos · Centauros · Demaclóides · Cometas · Transneptunianos (Cintura de Kuiper · Disco disperso · Nuvem de Oort)










Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é cintura de kuiper?

O que é cintura de kuiper?

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *