O que é felídeos

Felídeos

















Felidae

 
Classificação científica























Reino: Animallia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Subordem: Feliformia
Superfamília: Feloidea
Família: Felidae

Sub-Famílias

Felinae
Machairodontinaeextinta


Os felídeos (latim científico: Felidae) constituem uma família de animais mamíferos digitígrados, da ordem dos carnívoros, dos quais o mais conhecido é o gato. Também são conhecidos por felinos.



Evolução


Os felinos evoluiram no Eocénico a partir do grupo Viverravidae, que também deu origem às civetas, hienas e aos extintos nimravídeos. O primeiro verdadeiro felino foi o Proailurus que viveu na Europa há cerca de 30 milhões de anos. Este animal tinha corpo longo, patas curtas e um dente molar adicional em cada mandíbula, por comparação aos felinos modernos. Já no Miocénico, o Proailurus deu origem ao gênero Pseudaelurus que se diversificou em dois grupos: a sub-família Machairodontinae, que inclui os chamados tigres-dente-de-sabre e Schizailurus, o ancestral da família Felidae, que surgiu há mais de 18 milhões de anos.


O primeiro grupo moderno de felinos a surgir foi a sub-família Acinonychinae, que inclui as chitas modernas (género Acionyx) e a chita norte-americana (género Miracionyx) actualmente extinta.


A sub-família Felinae, que agrupa os gatos domésticos, surgiu há cerca de 12 milhões de anos. Os linces surgiram na América do Norte há cerca de 6,7 milhões de anos e daí expandiram-se para a Europa e Ásia. A primeira espécie reconhecida do género Lynx na Europa é o L. issiodorensis que viveu há 4 milhões de anos e que era maior que os linces actuais, mas com patas relativamente mais curtas.


Dentro dos grandes gatos, o género Panthera apareceu há 3 milhões de anos e caracteriza-se pelos dentes caninos fortes e adaptados para matar rapidamente presas de grande porte. No PlioPlistocénico, estes felinos distribuiam-se pela Europa, Américas, Ásia e África. Espécies extintas incluem o leão americano (P. atrox), o leão das cavernas (P. leo spelaea, Europa, o maior felino que já existiu), o jaguar europeu (P. gombaszoegensis) e diversos tipos extintos de tigre.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *