O que é forró ?

 


 


Forró






Escultura em barro pintado de um sanfoneiro, um dos músicos que integram as bandas de forró. Caruaru, Pernambuco

Escultura em barro pintado de um sanfoneiro, um dos músicos que integram as bandas de forró. Caruaru, Pernambuco

Denomina-se forró uma festa popular brasileira, de origem nordestina, e a dança praticada nestas festas, conhecida também por arrasta-pé, bate-chinela, fobó, forrobodó. No forró, vários ritmos musicais daquela região, como baião, o coco, a quadrilha, o rojão, o xaxado e o xote, são tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão — que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zambumbeiro e um tocador de triângulo.


O forró possui semelhanças com o toré e o arrastar dos pés do índios, com os ritmos binários portugueses e holandeses e com o balançar dos quadris dos africanos. A dança do forró têm influência direta das danças de salão européia.[carece de fontes?]


Conhecido e praticado em todo o Brasil, o forró é especialmente popular nas cidades brasileiras de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró, São Miguel e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió e Recife, onde são promovidas grandes festas.







Índice



 



 História



 Origem do nome


O termo “forró”, segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, notável estudioso das manifestações culturais populares do Brasil, vem da redução da palavra “forrobodó”, que significa arrasta-pé, farra, confusão, desordem.[carece de fontes?]


Na etimologia popular (ou pseudo-etimologia) é freqüente associar-se a origem da palavra “forró” à expressão da língua inglesa for all (para todos). Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, o termo passaria a ser pronunciado “forró” pelo nordestino (a pronúncia aproximada da expressão inglesa). Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e a Pernambuco do início do século XX pela Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada nesta cidade.


Apesar da versão bem-humorada, não há sustentação para tal etimologia do termo, pois em 1937, cinco anos antes da instalação da referida base, a palavra “forró” já se encontrava registrada na história musical através da gravação fonográfica de “Forró na roça”, canção composta por Manuel Queirós e Xerém.



 Histórico


Os bailes populares eram conhecidos em Pernambuco por “forrobodó” ou “forrobodança” (nomes dos quais deriva “forró”) já em fins do século XIX.[1]


O forró tornou-se um fenômeno pop em princípios da década de 1950. Em 1949, Luiz Gonzaga gravou “Forró de Mané Vito”, de sua autoria em parceria com Zé Dantas e em 1958, “Forró no escuro”. No entanto, o forró popularizou-se em todo o Brasil com a intensa imigração dos nordestinos para outras regiões do país, especialmente, para as capitais: Brasília, DF; Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP.


Nos anos 1970, surgiram nessas e noutras cidades brasileiras, “casas de forró”. Artistas nordestinos que já faziam sucesso tornaram-se consagrados (Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Trio Nordestino, Genival Lacerda) e outros surgiram.


Depois de um período de desinteresse em década de 1980 e forró ganhou novo fôlego da década de 1990 em diante, com o surgimento e sucesso de novos trios e artistas de forró.



Gêneros Musicais


O forró é dançado ao som de vários ritmos brasileiros tipicamente nordestinos, entre os quais destacam-se: o xote, o baião, o xaxado e coco. Outros estilos de forró são: o forró pé-de-serra, o forró universitário e o forró eletrônico (que, para alguns, não é considerado forró).



Artistas consagrados


Existem diversos artistas que, entre outras modalidades, também contribuíram, sejam como compositores sejam como intérpretes, com diversos gêneros do forró. Alguns dos mais destacados compositores brasileiros de músicas de forró são:




Estilos da Dança


O forró é dançado em pares que executam diversas evoluções, diferentes para o forró nordestino e o forró universitário:


O forró nordestino é executado com mais malícia e sensualidade, o que exige maior cumplicidade entre os parceiros. Os principais passos desse estilo são: Levantada de perna. Testada – as testas do par se encontram.


O forró universitário possui mais evoluções. Os passos principais são: Dobradiça – abertura lateral do par. Caminhada – passo do par para a frente ou para trás. Comemoração – passo de balançada, com a perna do cavalheiro entre a perna da dama. Giro simples. Giro do cavalheiro. Oito – o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro.



Nota e Referência




  1. ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: p. 301.


  • ENCICLOPÉDIA DA MÚSICA BRASILEIRA: Erudita, folclórica, popular. 2a. ed. rev. e atual. Art Editora/Itaú Cultural, 1998.

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O que é forró

Forró



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Escultura em barro pintado de um sanfoneiro, um dos músicos que integram as bandas de forró. Caruaru, Pernambuco

Escultura em barro pintado de um sanfoneiro, um dos músicos que integram as bandas de forró. Caruaru, Pernambuco

Forró no Nordeste do Brasil. Entre vários ritmos diferentes que são comumente identificados como Forró destacam-se o baião, o coco, o rojão , a quadrilha, o xaxado, o xote e o forró universitário.


Possui semelhanças tanto com o Toré e o arrastar dos pés do índios quanto com os ritmos binários portugueses e holandeses, com o balançar dos quadris dos africanos. A dança do forró têm influência direta das danças de salão européia.


O forró é especialmente popular nas cidades de Juazeiro do Norte, Caruaru, Mossoró, São Miguel e Campina Grande, onde é símbolo da Festa de São João, e nas capitais Aracaju , Fortaleza, João Pessoa, Natal, Maceió e Recife onde são promovidas grandes festas que duram a noite toda. Forró também é o nome dado a estas festas.


Origem do Nome


O termo Forró, segundo o folclorista potiguar Luís da Câmara Cascudo, notável estudioso das manifestações culturais populares, vem da redução da palavra forrobodó, que significa, além de arrasta-pé, farra, confusão, desordem.


Na etimologia popular (ou pseudoetimologia) é freqüente associar a origem da palavra forró à expressão da língua inglesa for all (“para todos”). Para essa versão foi construída uma engenhosa história: no início do século XX, os engenheiros britânicos, instalados em Pernambuco para construir a ferrovia Great Western, promoviam bailes abertos ao público, ou seja for all. Assim, for all passaria a ser, no vocabulário do povo nordestino, forró (a pronúncia mais próxima). Outra versão da mesma história substitui os ingleses pelos estadunidenses e Pernambuco do início do século XX pela Natal do período da Segunda Guerra Mundial, quando uma base militar dos Estados Unidos foi instalada na cidade.


Apesar de jocosa a versão, não há sustentação para tal origem do termo, pois 1937, cinco anos antes da instalação da referida base, a palavra forró já se encontrava registrada na história musical através da gravação fonográfica de “Forró na roça”, canção composta pelos autores Manuel Queirós e Xerém.



Gêneros Músicas


O Forró é uma dança composta de gêneros musicais que predomina principalmente na região Nordeste do Brasil mas se espalha com sucesso por todo território nacional.


Composto basicamente de xote, baião, xaxado e coco o forró também apresenta outra divisão: forró eletrônico (que por alguns tradicionalistas, não é considerado forró), forró pé-de-serra e forró universitário.



Artistas consagrados


Existem diversos artistas que entre outras modalidades também contribuíram , sejam como compositores ou intérpretes, dos diversos gêneros do forró. Aqui constam artistas de qualidade desse gênero cujas letras são de extrema qualidade musical




A dança


O forró é dançado em duplas, casais, que executam diversas evoluções, diferentes para o forró nordestino e o forró universitário. A diferença principal entre esses dois forrós é que o Nordestino tem mais malícia, sensualidade, e exige mais cumplicidade dos parceiros. O Forró universitário tem mais evoluções, mais “passos”. O modo de dança no forró universitário é o dois-dois, e os passos principais são: a “Dobradiça” (abertura lateral como uma porta), a “Caminhada” (que ao invés de ir para os lados, caminha pra a frente ou para trás), a “Comemoração” (estilo de balançada com a perna do cavalheiro no meio da perna da dama), o giro simples, o giro do cavalheiro, o “Oito” (quando o cavalheiro e a dama ficam de costas e passam um pelo outro), e no forró nordestino o modo de dança é o um-um (para frente e para trás) são: a levantada de perna, e a “testada” (o cavalheiro e a dama encostam as testas).

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