O que é o ambiente?

Em geral, o ambiente consiste no conjunto das substâncias, circunstâncias ou condições em que existe determinado objeto ou em que ocorre determinada ação. Este termo tem significados especializados em diferentes contextos:



  • Em biologia, principalmente na ecologia, o meio ambiente inclui tudo o que afecta directamente o metabolismo ou o comportamento dum ser vivo ou duma espécie, incluindo a luz, o ar, a água, o solo ou os outros seres vivos que com ele coabitam.


  • Em política e em outros contextos relacionados com a sociedade, natureza ou ambiente natural, muitas vezes se refere àquela parte do mundo natural que as pessoas julgam importante ou valiosa por alguma razão — econômica, estética, filosófica, sentimental , etc. A palavra ecologia é muitas vezes usada nesse sentido, principalmente por não cientistas.

Do ponto de vista dos seres humanos, um limite mínimo de salubridade e um limite máximo de conforto delimitam fisicamente um meio ambiente saudável. O limite mínimo de salubridade é aquele que permite a reprodução da espécie. O limite máximo de conforto é aquele que garante condições de salubridade para as gerações humanas futuras. Entendendo-se “meio ambiente” como significando as condições sob as quais qualquer pessoa ou coisa vive ou se desenvolve; a soma total de influências que modificam o desenvolvimento da vida ou do caráter (TUAN, Yi-Fu, “Environment and World”, in: Professional Geographer, 17 (5), 6-7, 1965.), verifica-se que ele está composto de elementos naturais e culturais.




  • Numa organização ou local de trabalho, o “ambiente” refere-se às condições sociais ou psicológicas que afectam as funções dos seus membros; ver ambiente de trabalho.


  • Na arquitectura e ergonomia, “ambiente” é o conjunto dos elementos duma sala ou edifício que afectam o bem-estar ou a eficiência dos seus co-ocupantes, incluindo as dimensões e arranjo dos espaços, mobília e outros objectos de uso, a iluminação, ventilação, ruído, etc.


  • Na Termodinâmica, refere-se a todos os elementos que não fazem parte do sistema em estudo e que podem fornecer ou receber dele calor.



  • Em metalurgia e cerâmica, a palavra “ambiente” diz respeito às características oxidantes ou redutoras dos gases ou chama em que se dão os processos fabris em altas temperaturas; ver “ambiente do forno”.


  • Na Ciência da Computação, “ambiente” (em inglês environment) refere-se geralmente aos dados, processos ou componentes que, não sendo parâmetros explícitos duma operação, podem afectar o seu resultado. Também se usa para designar o “hardware” e sistema operacional em que determinado programa pode ser executado.


  • Na Administração, o ambiente (em inglês environment) pode ser o entorno de um sistema administrativo (ambiente externo), ou componente de um sistema administrativo (ambiente interno).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *