O que é o paquicelafossauro?

 

Paquicelafossauro


 


 


 


Os primeiros restos de fósseis dessa espécie de dinossauro foram encontrados no EUA e Canadá, em meados do século passado. O que mais impressionou os estudiosos foi a extraordinária espessura do crânio desses animais com quase 25 cm. Seu focinho era coberto por ferrões ósseos. O Paquicefalossauro andava ereto e usava a cauda para se equilibrar quando parado.

É raro encontrar crânios completos nos achados de dinossauros, pois estes eram leves e se decompunham com maior rapidez antes de virar fóssil. No caso do Paquicefalossauro “lagarto cabeça-dura”, o crânio conservou muito bem, devido justamente a sua forte espessura.

Segundo os cientistas, o Paquicefalossauro poderia ser considerado uma “cabra montanhesa” do seu período, pois vivia nas montanhas em pequenos rebanhos. Alguns acreditam que para decidirem quem mandaria no lugar, Paquicefalossauros teriam lutado entre si, participando de concursos de bater cabeça, mas essa teoria já foi superada, pois sabe-se que, sendo o topo da cabeça do Paquicefalossauro perfeitamente redondo, seria praticamente impossível um dos crânios não se deslocarem quando os dois animais desse porte e nessa velocidade colidissem; neste caso, o crânio do oponente atingiria a região dos olhos ou focinho, que é muito frágil, levando à um ferimento muito grave ou até mesmo a morte. Provavelmente, caso estes animais lutassem mesmo, usariam seus crânios para acertar a barriga ou o peito do adversário, deixando-o sem fôlego e vencendo a batalha.

Dados do Dinossauro:
Nome Científico: Pachycephalosaurus wyomingensis
Época: Fim do Cretáceo, entre 76 à 65 milhões de anos atrás
Local onde viveu: Canadá e EUA
Peso: até 2 tonelada
Tamanho: entre 5 a 8 m de comprimento e 1,5 a 3,1 m de altura
Alimentação: Herbívora


 


 


 


 


 

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *