O que é osteoblasto?

Osteoblastos são as células responsáveis por sintetizar a parte orgânica (colágeno tipo I, proteoglicanas e glicoproteínas) da matriz óssea. Possuem a capacidade de concentrar fosfato de cálcio, participando ativamente da mineralização da matriz óssea. Localizam-se geralmente nas superfícies ósseas, lado a lado, num arranjo que lembra um tecido epitelial simples.


Quando estão em intensa atividade sintética, suas formas modificam-se, lembrando um cubo, com citoplasma tornando-se mais basófilo. Em estado pouco ativo tornam-se achatados e a basofilia citoplasmática diminui. Uma vez aprisionado pela matriz óssea recém sintetizada, o osteoblasto recebe o nome de osteócito. A matriz se deposita ao redor da célula e de seus prolongamentos, formando assim as lacunas e os canalículos (Canais de Havers).


Os osteoblastos, quando em fase de síntese, demonstram características estruturais típicas das céululas produtoras de proteínas. A matriz óssea recém-formada, junto aos osteoblastos ativos e que não está ainda suficientemente mineralizada recebe o nome de osteóide.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *