O que é recessão?

                          Recessão                             


A recessão é um período em que ocorre um grande declínio na taxa de crescimento econômico de uma determinada região ou país. Resulta na diminuição da produção e do trabalho, dos salários e dos benefícios das empresas. Do ponto de vista dos empresários, recessão significa restringir as importações, produzir menos e aumentar a capacidade ociosa. Para o consumidor, significa restrição de crédito, juros altos e desestímulo para compras. Para o trabalhador, baixos salários e desemprego.


Tecnicamente, para que a economia de um país entre em recessão, são necessários dois trimestres consecutivos de queda no PIB. Se o PIB crescer pouco, pode-se falar até de estagnação econômica, mas não de recessão.


A recessão é menos severa que a depressão, porém é formada por uma redução expressiva das atividades comerciais e industriais.                                             


                Depressão económica


Uma depressão económica consiste num longo período caracterizado por desemprego elevado, baixos níveis de produção e investimento, reduzida confiança empresarial, descida de preços e numerosas falências de empresas.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *