O que é trópico?

 


 


A palavra “trópico” vem do grego “tropos” que significa “volta”.


Devido à inclinação do eixo do planeta permanecer sempre unidirecional em relação as estrelas de fundo, no período uma orbita completa em torno do sol, a Terra possui regiões que a inclinação dos raios de sol modificam-se diariamente a ponto de interferir na duração do dia. Pela constância nas observações, os povos antigos concluíram que existem latitudes na superfície do globo que delimitam as máximas e mínimas da inclinação das sombras do sol e essas zonas passaram a se chamar “volta” (que em greco quer dizer “tropo” ), são o trópico de Câncer e o trópico de Capricórnio. Estes são os paralelos geográficos que delimitam as zonas por onde a projeção zenital dos raios do Sol cobrem no correr do ano, os solstícios e representam a trajetória máxima dos raios do Sol sobre a superfície terrestre .


Do ponto de vista da geografia, a região tropical é a área da Terra limitada pelo Trópico de Câncer e pelo Trópico de Capricórnio, cujo centro é a Linha do Equador.



Região tropical

Região tropical



Essa área inclui a parte da Terra onde o sol alcança um ponto diretamente acima pelo menos uma vez durante o ano solar (ao norte do Trópico de Câncer e ao sul do Trópico de Capricórnio o sol nunca alcança um azimute de 90° ou uma posição diretamente acima).

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *