O que é um glaucophyta

Glaucophyta



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

















Wikipedia:Como ler uma caixa taxonómica
Como ler uma caixa taxonómica
Glaucophyta


Classificação científica











Domínio: Eukaryota
(sem classif.) Archaeplastida
Filo: Glaucophyta

Possíveis géneros


Glaucophyta é um grupo de algas de água doce. Distingue-se principalmente devido à presença de cianelas, que são cloroplastos que retêm características típicas das cianobactérias e estão ausentes dos plastos do resto das algas e plantas (por exemplo, possuem uma parede residual de peptidoglicano e carboxissomas).


Aceita-se que as plantas verdes (incluindo as algas verdes), as algas vermelhas (Rhodophyta) e os glaucófitos adquiriram os seus cloroplastos a partir de cianobactérias endossimbióticas. Os demais tipos de algas receberam os seus cloroplastos por endossimbiose secundária, isto é, endocitando um tipo de alga que já possuia um plasto.


Se a hipótese que postula que os cloroplastos primários têm uma origem único está correcta, os glaucófitos poderiam ser os organismos mais próximos ao que originariamente endocitou a cianobactéria que se converteria em cloroplasto.


Estas algas possuem um só núcleo (em contraste com as Rhodophyta, que podem ter vários) e são unicelulares biflageladas. Os seus pigmentos fotossintéticos são, para além da clorofila “a”, beta-carotenos, zeaxantinas e B-cryptoxantina.


Possuem mitocôndrias com cristas planas e realizam uma mitose aberta, sem centríolos. As formas móveis possuem dois flagelos desiguais, que podem ter pelos finos e estar ancorados por um sistema de varias camadas de microtúbulos, que são similares aos encontrados em algumas algas verdes.


Os três géneros principais, todos de água doce, são:



  • Glaucocystis – é imóvel, apesar de conservar flagelos vestigiais muito curtos, e possui uma parede de la celulose.
  • Cyanophora – é móvel e carece de parede celular.
  • Gloeochaete – possui estágios móveis e imóveis; possuem uma parede celular que não é composta por celulose.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *