O que é um oroctéropo?

Qual é o animal que tem focinho de porco, orelhas de mula e cava tocas de baixo da terra com uma topeira?


É o ORICTÉROPO – Este é um dos mais esquisitos do mundo. Ele tem focinho de porco, orelhas de mula e cava tocas de baixo da terra como uma topeira! Por isso, é também chamado porco-da-terra pelos sul-africanos.


O orictéropo é encontrado na África central e meridional, nas regiões de solos arenosos ou argilosos. Tem hábitos solitários e noturnos: dorme durante o dia em sua toca e, à noite, sai à procura de alimento. Não corre com rapidez e isso o torna um animal cauteloso e tímido.


Ao menor sinal de perigo, ele para, apóia-se na forte cauda e rapidamente cava um esconderijo. Sua força é tanta que em poucos minutos a toca fica pronta, e desse modo ele consegue escapar da maioria de seus inimigos. Sua audição e olfato são bem desenvolvidos.


As formigas e os cupins são o prato favorito do orictéropo. ele destrói seus ninhos com as garrar compridas e afiadas de suas patas dianteiras e colhe os insetos com sua língua pegajosa. Engole centenas deles até se dar por satisfeito. Quando não retorna à sua própria toca, cava uma outra, onde passará o dia.


FILO: Chordata

CLASSE: Mammalia

ORDEM: Tubulidentata

FAMÍLIA: Orycetopodidae

CARACTERÍSTICAS: Comprimento: 1, 60 m, mais de 60 cm de cauda. Dentes cilíndricos e sem raiz. A Fêmea dá a luz um filhote por ano.

PESO: até 80 kg


 

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *