O que é um planeta anão.

Um planeta anão é um corpo celeste muito semelhante a um planeta, dado que orbita em volta do Sol e possui gravidade suficiente para assumir uma forma com equilíbrio hidrostático (aproximadamente esférica), porém não possui uma órbita desimpedida. Um exemplo é Ceres que, localizado na cintura de asteróides, possui o caminho de sua órbita repleto daqueles pequenos astros.


Atualmente conhecem-se três planetas anões no sistema solar, são eles: Plutão, Éris e Ceres.




























Planetas anões
Nome Distância do Sol
(UA)
Região do
Sistema Solar
Diâmetro Massa
Ceres 2,766 Cintura de asteróides 975×909 km 9.5 × 1020 kg
Plutão 39,482 Cintura de Kuiper 2306±20 km ~1.305 × 1022 kg
Éris 67,668 Disco disperso 2400 km ± 100 km desconhecido


 Domínio orbital



Plutão e a sua prinicipal  lua, Caronte. Plutão, considerado um planeta por 76 anos, foi reclassificado como um planeta anão em 2006 devido à questão do domínio orbital e ao seu tamanho.

Plutão e a sua prinicipal lua, Caronte. Plutão, considerado um planeta por 76 anos, foi reclassificado como um planeta anão em 2006 devido à questão do domínio orbital e ao seu tamanho.

A distinção entre os planetas anões e os outros oito planetas baseia-se na inaptidão dos primeiros para limparem a vizinhança das suas órbitas, isto é, removerem pequenos corpos cujas órbitas os levem a colidir, capturar ou sofrerem perturbações gravitacionais. O conceito é combinado com uma noção de domínio orbital medido em termos de raio da massa de um candidato planetário com a massa total combinada de todos os outros corpos celestes na sua vizinhança. Considera-se que os planetas anões são demasiado pequenos, em termos de massa, para alterar significativamente o seu ambiente da forma que um planeta faria. Os astrónomos S. Alan Stern, chefe da missão New Horizons a Plutão, e Harold F. Levison encontraram um fosso de ordem 5 de magnitude em Λ entre os planetas telúricos menores e entre os maiores asteróides e transneptunianos. No entanto, Alan Stern discordou publicamente que Plutão seja visto como corpo celeste distinto de um planeta e fez notar que ele e sua equipe irão referir-se a Plutão como o nono planeta. Nota-se que será através das páginas da NASA e da equipe de Stern que chegarão futuramente informações e as primeiras fotografias de Plutão.


*MT massa da Terra.
**Λ/ΛT = M2/P, massa da Terra ao quadrado por ano.
***µ = M/m, onde M é a massa do corpo, e m é a massa agregada de todos os corpos na sua zona orbi


 Possíveis novos planetas anões


O termo planeta anão poderá vir a ser aplicado a outros doze corpos do Sistema Solar (3 asteróides e 9 transneptunianos) que estão na lista de possíveis planetas anões da União Astronômica Internacional e que aguardam mais estudos para que possam ser categorizados como “planetas anões” ou “corpos menores do Sistema Solar“, entre os quais: 2003 EL61 (alcunha: Papai Noel ou Pai Natal), Sedna e 2005 FY9 (alcunha: Coelhinho da Páscoa).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O que é um planeta anão?

O que é um planeta anão?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *