O texto argumentativo por crianças da 4ª serie do ensino fundamental





























Autor: Ana Marisa de Campos Vallim Correa
[pt] O texto argumentativo por crianças da 4ª serie do ensino fundamental
Instituição de Defesa: Universidade Estadual de Campinas . Faculdade de Educação
Data de Defesa: 2004-02-17
Resumo: [en] This research investigated the development of written argumentative text by fourth grade students from public schools, starting from favorable pedagogic conditions in the c1assroom atmosphere. Such a study justifies itself due to the lack, among us, of linguistic development work regarding children in their first years of formal education. Such research is inserted in the context of Portuguese teaching of text writing that values the discursive and pragmatic dimension of the written language, in other words, that it takes into account the social uses – orals and written – of the written language in the society. The focused group has produced argumentative texts in three different text writing moments. After the first written production, the group was submitted to twenty sessions of 1 h30m each, in which were provided favorable pedagogic conditions to the emergency of the argumentative text, based in previous researches. The analysis of the results showed that the sessions of pedagogic activities provided a significant progress in the argumentative texts during the second and third written productions, with emphasis in the justification and negotiation aspects. Such results confirm previous studies that the textual production is intrinsically related with tl1e pedagogic conditions offered at classroom
[pt] Esta pesquisa investigou o desenvolvimento do texto argumentativo escrito de crianças da 4 série de uma escola pública, a partir de condições pedagógicas favoráveis no ambiente de sala de aula. O estudo justifica-se devido à escassez, em nosso meio, de trabalhos lingüísticos na área voltados às crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental. Tal pesquisa insere-se num contexto de ensino do texto na Língua Portuguesa que valorize a dimensão discursiva e pragmática da língua escrita, ou seja, que considere os usos sociais – orais e escritos – da língua escrita na sociedade. O grupo de sujeitos produziu textos argumentativos em três momentos distintos de produção. Após a primeira produção escrita, os sujeitos foram submetidos a vinte sessões de lh30m cada, nas quais foram proporcionadas condições pedagógicas favoráveis à emergência do texto argumentativo com base em pesquisas anteriores. A análise dos resultados mostrou que as sessões de atividades pedagógicas proporcionaram um progresso significativo nos textos argumentativos das segunda e terceira produções escritas, com ênfase na justificação e em alguns recursos de negociação. Tais resultados confirmam estudos anteriores de que a produção textual está intrinsecamente relacionada com as condições pedagógicas oferecidas em sala de aula
Titulação: Mestre em Educação
Contribuidor(es): Sergio Antonio da Silva Leite [Orientador]
Sergio Antonio da Silva Leite
Assuntos: [pt] Textos infantis
[pt] Ensino – Aprendizagem
[pt] Discussões e debates
[pt] Produção de textos pelo aluno
[pt] Intervenção
[pt] Ensino de primeiro grau
Documentos Digitais: Download Arquivo

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