Obama abre 14 pontos sobre mccain nas eleições americanas

Pesquisa: Obama abre 14 pontos sobre McCain

O Globo

WASHINGTON – O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Barack Obama , ampliou suavantagem de 4 para 14 pontos percentuais sobre o adversário republicano John McCain , segundo uma pesquisa divulgada na terça-feira pela emissora CBS e o jornal “New York Times” (“NYT”). Segundo a sondagem, Obama tem 53% das intenções de voto, enquanto McCain recebe 39%. O jornal sugere que o resultado é reflexo da avaliação negativa sobre os recentes ataques do candidato republicano contra o democrata.

Esta é a maior vantagem de Obama na série de pesquisas encomendadas pelo “NYT”. O resultado deve esquentar o último debate televisionado antes da votação, que será realizado às 22h (de Brasília) desta quarta-feira na Universidade Hofstra, em Hempstead, no Estado de Nova York. Além da sonsagem publicada nesta quarta, pesquisa divulgada na terça pelo “Washington Post” mostrou que Obama ampliou sua vantagem em quatro estados-chave: Minnesota, Michigan, Wisconsin e Colorado. Já na pesquisa diária Reuters/Zogby, o democrata tem apenas 4 pontos de vantagem sobre McCain.

Na pesquisa anterior do “NYT”, realizada pelo jornal entre 3 e 5 de outubro, Obama tinha 47% e McCain 43%. A nova sondagem foi feita entre 10 e 13 de outubro, com 1.543 pessoas, e a margem de erro é de 3 pontos para mais, ou para menos. Segundo o jornal, seis em cada dez consultados têm uma opinião ruim sobre a via seguida pela campanha republicana nos últimos dias, caracterizada por abundantes críticas pessoais contra Obama, por isso acreditam que McCain dedicou mais tempo a desqualificar seu rival do que a explicar seu programa eleitoral.

Além disso, de cada três entrevistados que mudaram a opinião sobre Obama, dois a melhoraram. Um terço dos que afirmaram que mudaram de impressão sobre McCain disseram que a variação foi para pior.

As últimas pesquisas coincidem em declarar Obama o favorito para as eleições de 4 de novembro. A média entre as principais pesquisas elaboradas pelo site Realclearpolitics.com dá uma vantagem de 8,1 pontos para o democrata. A pesquisa diária do instituto Gallup concedeu na terça ao candidato democrata uma vantagem de nove pontos, 51% contra 42% de McCain entre os eleitores recenseados. Entre aqueles que afirmam que provavelmente votarão, a vantagem cresce aos dez pontos.

Menos vantagem concede a pesquisa diária Rasmussen, que diz que Obama está cinco pontos à frente do oponente, 50% contra 45%. A tendência nas pesquisas gerais se confirma nas elaboradas nos estados. Uma pesquisa realizada pela Universidade Quinnipiac nos estados que podem se inclinar por um ou outro candidato afirma que Obama tem nove pontos a mais que McCain no Colorado.

Em Michigan, um estado que nas últimas pesquisas votou em democratas, mas onde McCain calculava que teria possibilidades, a distância aumenta a 16 pontos. A campanha republicana anunciou há duas semanas que colocava fim a suas operações nesse estado.

Segundo o “Los Angeles Times”, Barack Obama aparece tem 9 pontos de vantagem sobre seu rival republicano, John McCain – 50% contra 41%. No mês passado, a mesma enquete dava apenas 4 pontos de vantagem (49% contra 45%) ao candidato democrata.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *