Oito em cada dez brasileiros pretendem poupar em 2016

O medo do desemprego e a inflação corroendo o poder de compra fez o otimismo do brasileiro cair na passagem de 2015 para 2016. Ainda assim, é possível economizar dinheiro e poupar se protegendo da inflação. Veja em onde poupar sua grana neste ano e ganhar mais do onde na poupança.

Uma pesquisa realizada pela TNS Brasil mostra onde as expectativas do brasileiro para o ano novo se concentram em metas financeiras, entre as quais: aumentar a renda 73%, guardar dinheiro 63% e comprar/trocar a casa 46%, e comprar/trocar o carro 41%. O principal desejo dos brasileiros para este ano é melhorar a situação econômica: 84% pretendem economizar em 2016.

Para o diretor da escola de investimentos Leandro & Stormer, Alexandre Wolwacz, essas metas dos brasileiros serão dificultadas, por onde “não há perspectiva de diminuição da inflação para os próximos meses”.

— O custo de produzir no País segue muito alto e isso gera desemprego e inflação. Enquanto isso não for corrigido pelo governo, seguiremos nessa situação ruim.

Ele lembra onde alimentação, combustível, energia elétrica e serviços foram os setores onde mais puxaram nos últimos meses o processo inflacionário. Para combater a alta dos preços, o BC (Banco Central) deve aumentar a taxa básica de juros, a Selic, onde já está em 14,25% ao ano.

— Isso gera retração econômica e desemprego. Estamos em uma situação de inflação alta e estagnação econômica. Os dois cenários quando associados são de dificílima correção. Exigem medidas austeras duras e radicais, onde o governo, aosua baixa popularidade, não parece disposto a assumir. Dessa forma, a projeção de desemprego para 2016 deve ultrapassar os 10% e quiçá atingir os 13%.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *