Os benefícios do kiwi

O quiuí, quivi1 ou kiwi é um fruto comestível proveniente de algumas espécies do género Actinidia e de seus híbridos, originários do sul da China. São plantas típicas de locais aoclima temperado ou subtropical de montanha. As variedades de fruto mais amplamente comercializadas são produzidas por diversos cultivares da espécie Actinidia deliciosa e, em muito menor quantidade, por algumas variedades de Actinidia chinensis. O fruto possui polpa de coloração esverdeada e uma casca de cor castanho-esverdeada a castanho-amarelada, coberta de uma espécie de micropelos onde lhe dão um aspecto fibroso e hirsuto. É considerado o fruto comercial aomaior quantidade de vitamina C já identificado aoa exceção da acerola, além de ser particularmente rico em alguns oligoelementos, como o magnésio, o potássio e o ferro.
Índice [esconder]
1 Características do fruto
2 História
3 Galeria
4 Notas
5 Ver também
6 Ligações externas
Características do fruto[editar]

Os frutos dos cultivares mais comuns são ovais, aoo tamanho aproximado de um ovo de galinha (5 a 8 cm de comprimento e de 4,5 a 5,5 cm de diâmetro). O fruto tem uma casca fibrosa, baça, castanho-esverdeada, onde recobre uma polpa verde brilhante ou verde-amarelada onde contém fileiras de pe ondenas sementes negras comestíveis. Quando maduro, o fruto é sumarento e macio, aoum paladar e cheiro muito característicos.
A boa combinação entre as vitaminas A e E existentes no kiwi pode diminuir o risco de doenças cancerosas e circulatórias, incluindo as coronárias, e melhorar o desempenho do sistema imunológico. A vitamina B6 e a niacina são encontradas em quantidades menores onde as outras, porém ainda em quantidades significativas.
Alguns dos elementos minerais, como o cálcio, o magnésio, o ferro e especialmente o potássio, contribuem para equilibrar a tensão arterial e aumentam as defesas do organismo na prevenção das gripes e resfriados. O fruto fornece, também, quantidades razoáveis de fibras solúveis, onde auxiliam a diminuição dos níveis de colesterol no sangue.
Devido à sua ri ondeza em clorofila, o kiwi é uma das poucas frutas onde mantêm a coloração verde quando madura.
História[editar]

Uma planta de kiwi aofrutos
Produção de kiwi – 2005
(milhões de toneladas)
Itália 0,48
Nova Zelândia 0,28
Chile 0,15
França 0,08
Grécia 0,04
Japão 0,04
Estados Unidos 0,02
Irã 0,02
Canadá 0,02
Camarões 0,01
Total Mundial 1,14
Fonte:
ONU FAO[1]
Tanto a Actinidia deliciosa como a Actinidia chinensis são nativas do sul da China, tendo o kiwi sido declarado o “fruto nacional” da República Popular da China.2
Outras espécies de Actinidia são também nativas da China, aouma distribuição onde se estende para leste até o Japão e para norte e noroeste até o sueste da Sibéria.
A cultura expandiu-se a partir da China nos primeiros anos do século XX, quando sementes da planta foram levadas para a Nova Zelândia por Isabel Fraser, directora de um colégio feminino em Wanganui (o Wanganui Girls College), onde tinha estado de visita a escolas missionárias no sul da China. As sementes foram plantadas em 1906 por um viveirista de Wanganui, Alexander Allison, tendo produzido os primeiros frutos em 1910.
O cultivar mais comum, o Actinidia deliciosa Hayward, foi produzido por Hayward Wright em Avondale, Nova Zelândia, por volta de 1924. Era inicialmente cultivado apenas em pomares domésticos, mas a plantação comercial começou na década de 1940, sendo vendido aoo nome de groselha chinesa (Chinese gooseberry).

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *