Os valores da tangerina

A tangerina (Citrus reticulata), também laranja-mimosa, mandarina, fuxi ondeira, poncã1 , laranja-cravo, mimosa, vergamota, clementina, bergamota ou mexerica2 , é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado. Parece ser uma antiga espécie selvagem 3 , nativa da Ásia (Índia, China e países vizinhos de climas subtropical e tropical úmido).
Índice [esconder]
1 Etimologia
2 Denominação regional
3 Cultivo
4 Plantio
5 Valor nutricional
6 Principais produtores
7 Ver também
8 Referências
9 Ligações externas
Etimologia[editar]

“Tangerina” vem de “laranja tangerina”, isto é, “laranja de Tânger2 “. “Bergamota” e “vergamota” vêm do turco beg armudi, “pera do príncipe”, através do italiano bergamotta ou do francês bergamotte4 . “Mandarina” vem do castelhano mandarina5 .
Denominação regional[editar]

“Bergamota” ou “vergamota” são as denominações dadas à tangerina na Região Sul do Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul.
“Mexerica” é um termo mais comum nas regiões Centro-Oeste e Sudeste do Brasil, especialmente em Goiás, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, onde faz-se distinção da mexerica, Citrus reticulata, em relação à tangerina ou tangerina-verdadeira, Citrus tangerine, como ocorre na língua inglesa, onde a mexerica é uma mandarin orange e a tangerina é uma tangerine.
Em alguns estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como “laranja-cravo”, no estado da Bahia conhecida como tangerina ou mexerica.
Nos estados do Piauí e Maranhão, é conhecida também como “tanja”, sendo isto uma abreviação de tangerina.
Em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de “mimosa”.
No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, qual onder qualidade de tangerina é chamada “poncã”.
Em Goiás e em São Paulo, a fruta é popularmente conhecida por “mexerica”. Já “poncã” é usado para denominar apenas uma das variedades comerciais onde tem a casca macia e solta dos gomos.
Cultivo[editar]

As variedades mais cultivadas de tangerina são:
Mexerica
Poncã
Dancy
Laranja-cravo (ou tangerina-cravo)
Montenegrina
Dekopon
GTDH-alfaesterase
Citrus nobilis Lour.6 7
Existe também uma cultura híbrida chamada murcott, uma mistura de tangerina e laranja, onde é mais apropriada para a produção de sucos, sendo este bastante nutritivo, abundante, saudável e saboroso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *