Peróxido de hidrogênio

O peróxido de hidrogênio que, em solução aquosa, é conhecido comercialmente como água oxigenada, é um líquido claro de fórmula química H2O2.


Trata-se de um líquido viscoso e poderoso oxidante. É incolor à temperatura ambiente e apresenta característico sabor amargo. Quantidades pequenas de peróxido de hidrogênio gasoso ocorrem naturalmente no ar. O peróxido de hidrogênio é instável e quando perturbado, rapidamente se decompõe em oxigênio e água com liberação de calor. Embora não seja inflamável, é poderoso agente oxidante que pode sofrer combustão espontânea em contato com matéria orgânica ou alguns metais como o cobre ou o bronze.


O peróxido de hidrogênio é encontrado em concentrações baixas (3-9%) em muitos produtos domésticos para uso medicinal e como clareador da roupa e do cabelo. Na indústria, o peróxido de hidrogênio é usado em concentrações mais elevadas para clarear tecidos, pasta de papel, e ainda como combustível para ajuste e correção nas trajetórias e órbitas de satélites artificiais no espaço. Na área médica é usado como desinfetante ou agente esterilizante em autoclave de plasma. Na área química é usado como componente da espuma de borracha orgânica e outras substâncias químicas. Em outras áreas como na investigação é usado para medir a actividade de algumas enzimas como a catalase.


O peróxido de hidrogênio atua ainda em diversos mecanismos de degradação de aminoácidos (em associação com amino-oxidases), por conta de seu poder oxidante elevado. Tal composto ainda pode atuar na fotossíntese (ciclo do glioxilato), e na síntese de glicose a partir de fontes que não contenham carboidratos (gliconeogênese).



Usos



Atenção: A água oxigenada usada comercialmente possui o peróxido de hidrogênio em sua composição em quantidade mínima em media 0,3 % o peróxido de hidrogênio não pode ser sinônimo de “água oxigenada usada comercialmente” aquelas que servem para clareamento de pelos e etc.
























































































Geral
Nome IUPAC Peróxido de hidrogênio
Nomes usuais Água oxigenada
peróxido de di-hidrogênio
dióxido de diidrogênio
Fórmula química H2O2
Massa molar 34 g/mol
Aparência Líquido claro
Número do CAS 7722-84-1
Comportamento de fase
Ponto de fusão 262 K (-11°C)
Ponto de ebulição 414 K (141°C)
Propriedades sólidas
ΔfH0sol -200 kJ kJ/mol
S0sol  ? J/mol·K
Propriedades líquidas
Densidade 1,4 g/cm³
Solubilidade em água miscível
Viscosidade 1,245 cP a 20°C
ΔfH0liq -188 kJ/mol
S0liq 110 J/mol·K
Propriedades gasosas
ΔfH0liq -136,11 kJ/mol
S0liq 232,95 J/mol·K
Segurança
Símbolos de risco
Simbolo de segurança C
C
Corrosivo
Instruções de Risco e Segurança R: 34
S: 3-26-36/37/39-45
Ponto de fulgor não inflamável
Ingestão Problemas sérios, possível morte.
Inalação Irritação severa. Possível morte.
Mais informações
MSDS Hazardous Chemical Database

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *