Presidentes do eua: george washington

George Washington



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Nota: Para outros significados de George Washington, ver George Washington (desambiguação).





































George Washington
George Washington
Presidente dos EUA
Mandato: 1789 até 1797
Vice-presidente John Adams
Precedido por: nenhum
Sucedido por: John Adams
Nascimento: 22 de Fevereiro de 1732
Westmoreland, Virginia
Falecimento: 14 de Dezembro de 1799
Mount Vernon, Virgínia
Primeira-dama: Martha Washington
Partido político: Nenhum
Profissão: Fazendeiro



[[WP:PPO#{{{projecto}}}|…]]

WP:PPO#{{{projecto}}}

George Washington (condado de Westmoreland, Virgínia, 22 de Fevereiro de 1732Mount Vernon, 14 de Dezembro de 1799), cognomeado de Pai dos Estados Unidos da América, foi um general e político norte-americano, tendo sido o primeiro Presidente dos Estados Unidos (17891797).







Índice

[esconder]



[editar] Biografia



[editar] Juventude


George Washington nasceu em Popes Creek, condado de Westmoreland, Virgínia, em 22 de Fevereiro de 1732 (11 de Fevereiro, no calendário juliano). Era filho de Augustine Washington e de Mary Ball Washington. Originário de uma tradicional, estável e abastada família de agricultores proprietários de terras da Virgínia, tornou-se, em 1748, zelador das propriedades de Shenandoah Valley pertencentes a Lord Fairfax e mais tarde de todo o condado de Culpeper. Estudou agrimensura e de 1749 a 1751 ocupou-se do levantamento topográfico de extensa região da Virgínia. Em 1752, herdou a grande propriedade paterna de Mount Vernon.



[editar] Carreira militar


Ainda jovem participou activamente das guerras contra os índios e franceses. Em 1753 foi encarregado de levar um ultimato aos franceses que haviam ultrapassado os limites do Ohio. Rejeitada a intimação, assumiu o posto de tenente-coronel, no comando de 150 homens. Servia no Primeiro Regimento de Virgínia (parte do exército britânico). Enquanto tentava expulsar os franceses do condado de Ohio, Washington ocasionou uma série de eventos que, no fim, levaram à Guerra Franco-Indígena (17541763).


Em 1754, recebeu a missão de estabelecer um forte, onde hoje se localiza a cidade de Pittsburgh. Iniciava-se a luta contra os franceses, que duraria até 1759. Encarregado de tomar a posição francesa de Fort Duquesne, em 28 de maio de 1754 Washington surpreendeu e derrotou as primeiras forças enviadas a seu encontro. Em 3 de Julho, os franceses contra-atacaram, venceram e concederam-lhe termos honrosos após uma resistência de dez horas. George Washington reuniu os sobreviventes e procedeu à retirada. Nova derrota em Monongahela, como integrante das forças britânicas, não o desanimou. Recrutou um contingente de colonos de Virgínia e preparou o ataque, vitorioso, contra o Fort Duquesne, em Novembro de 1758.


Deixou o exército em 1758, no posto de coronel, se casou com uma viúva rica, Martha Dandridge Custis (1759), e se mudou para Virgínia com sua esposa e família, onde passou a viver do plantio de Tabaco na sua fazenda. Nos anos seguintes, Washington teria um significante papel na fundação dos Estados Unidos da América.



George

George Washington: “O primeiro na guerra, o primeiro na paz e o primeiro no coração de seus concidadãos“.


[editar] O caminho para a independência dos Estados Unidos


O domínio da Inglaterra sobre as colónias americanas começou a causar revoltas, tendo então Washington iniciado a sua actividade política na Assembleia de oposição da Virgínia, a qual protestava perante o agravamento das tributações impostas e falta de liberdade de acção. Politicamente, Washington apoiava a resistência às decisões britânicas. Em 1774 foi um dos sete delegados que representou a Virgínia no Primeiro Congresso Continental de Filadélfia, que se reuniu para discutir as medidas a tomar contra os colonizadores. Participou também do Segundo Congresso Continental, que se realizou no ano seguinte. Iniciadas as Guerra da Independência (17751783), em 15 de Junho de 1775 foi nomeado por John Adams comandante-em-chefe de todos os exércitos continentais, posto que assumiu em Cambridge, Massachusetts, em 3 de Julho.



George Washington e o Marquês de Lafayette em Vale Forge.

George Washington e o Marquês de Lafayette em Vale Forge.

Conseguiu impor alguma ordem entre os 16 mil voluntários e, em Março de 1776, expulsou os britânicos de Boston. Em Setembro, após uma inepta defesa de Nova York, liderou brilhantemente o seu exército. Durante os cinco anos seguintes, estabeleceu um “jogo de nervos” com os britânicos em Nova York e Filadélfia, estimulando ataques ocasionais e conflitos como o de Trenton (1776), Princeton, Brandywine, Germantown (1777) e, posteriormente, a campanha do Vale Forge, em Monmouth (1778).


Concluiu, em 6 de Fevereiro de 1778, uma aliança com os franceses. Praticou uma guerra de guerrilha até que a Espanha e a França, com Rochambeau, entraram em cena, constituindo um decisivo peso para a derrota dos britânicos em Yorktown, Virgínia, em 19 de Outubro de 1781, pondo termo à Guerra da Independência dos EUA. Dois anos depois era reconhecida a independência do país. Washington demitiu-se e retirou-se para Mount Vernon em 23 de Dezembro de 1783.







[editar] A constituinte e a eleição presidencial


A maior realização de Washington foi ter conseguído manter a união de um exército mal armado, acatando deliberações de um congresso dividido. Apreensivo frente à anarquia política pós-guerra, incentivou a convocação da Constituinte. Washington e outros nacionalistas da Virgínia foram os encarregados de organizar a Convenção Constituinte de Filadélfia (1787), da qual foi presidente. Apoiou a Constituição de 1787 e fez com que ela fosse aprovada por todos os estados em 1789. Em 4 de fevereiro de 1789, foi eleito por unanimidade para a presidência da União, derrotando John Adams. Em 1792 foi reileiro e recusado um terceiro mandato “para não dar mau exemplo“.



Washington numa nota de um dólar.

Washington numa nota de um dólar.

Washington tomou posse em 30 de Abril de 1789 e presidiu a formação e as operações iniciais do novo governo. Fundou a cidade de Washington em 1793 e praticou uma política de desenvolvimento econômico com base capitalista e de colonização de zonas até então de exclusivo povoamento índio (como o Tennessee e o Kentucky). Apesar de tentar manter seu cargo acima do jogo político, identificou-se com a política federalista (defendia um governo central forte, com leis internas rígidas).


Sua rigorosa dignidade e sentido de decência contiveram o partidarismo que caracterizaria as administrações de seus três sucessores: John Adams, Thomas Jefferson e James Madison. Mesmo assim, tomou várias decisões que tiveram vital importância a longo prazo. Instituiu o gabinete, apesar da Constituição contemplar a formação do dito corpo e actuou de forma independente no Congresso, evitando assim o desenvolvimento de facções. Com a nomeação de Alexander Hamilton como secretário do Tesouro e Thomas Jefferson como secretário de Estado, pôs as duas figuras mais capacitadas e relevantes da geração revolucionária nos postos de maior responsabilidade. Washington apoiou as inovações na política fiscal e financeira propostas por Hamilton, com a criação de uma tarifa alfandegária e de um banco do estado para emissão de moeda. Igualmente, permitiu a Jefferson realizar uma política que favorecia o comércio e a cooperação com todos os estados europeus.


Reeleito presidente por unanimidade em Novembro de 1792, iniciou o segundo mandato presidencial em Janeiro de 1793. Nesse novo mandato, a explosão da guerra entre a França revolucionária e a colisão integrada pela Grã-Bretanha, Prússia e Áustria em 1793, pôs em perigo a política externa norte-americana.


Reprimiu a Revolta do Whisky (1794, contra imposição de taxas sobre esse produto), recusou apoio à França revolucionária e aprovou um acordo de paz com a Reino Unido da Grã-Bretanha em 1794, o chamado Tratado de Jay (Jays Treaty), para assentar assuntos pendentes com a antiga metrópole depois da Guerra da Independência. Estes actos provocaram o descontentamento do partido democrata republicano liderado por Thomas Jefferson por considerar tal tratado uma ingratidão com os franceses (que tinham prestado auxílio durante a Guerra da Independência) e subserviente em relação aos antigos colonizadores.



Mount Vernon, num desenho do próprio Washington.

Mount Vernon, num desenho do próprio Washington.


Tumba de George Washington em Mount Vernon.

Tumba de George Washington em Mount Vernon.


[editar] A retirada


Recusou-se a concorrer ao terceiro mandato, o que estabeleceu uma norma na vida eleitoral americana. Após um discurso de adeus ao povo americano, em 19 de Setembro de 1796, retirou-se da vida pública em 3 Março de 1797, quando acabou o seu segundo mandato, retirando-se para a propriedade herdada do meio-irmão, Mount Vernon, e, com simplicidade digna, voltou aos seus trabalhos agrícolas. Em seu discurso de despedida, deplorava o partidarismo e clamava pela neutralidade norte-americana em assuntos externos.


Em 1798, entretanto, a ameaça de guerra com a França levou-o a aceitar, em 3 de Julho, a comissão de tenente-general e a chefia do comando do Exército, postos que conservou até morrer. Faleceu em Mount Vernon. Foi “o primeiro na guerra, o primeiro na paz e o primeiro no coração de seus concidadãos“, disse um contemporâneo seu. É considerado o “Pai dos Estados Unidos”.


Assinatura do presidente Washington: Image:George Washington signature.png

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *