Quais as causa de incêndios ?

INCÊNDIO E QUEIMADURAS – PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Segurança em casa
 



























INCÊNDIO E QUEIMADURAS – PREVENÇÃO DE ACIDENTES

Instale detectores de fumaça em cada andar da sua casa e em todos os quartos de dormir. Teste os detectores a cada mês. Troque as pilhas uma vez ao ano e os detectores a cada dez anos.
Planeje e treine duas rotas de escape para cada peça da casa. Combine um ponto de encontro no lado de fora.
Ensine as crianças a engatinharem no caso de haver fumaça. Dois terços de todas as mortes de crianças relacionadas a incêndios são devidas à inalação de fumaça e gases tóxicos.
Ensine as crianças a “parar, deitar e rolar” ao saírem da casa em chamas se as suas roupas estiverem com fogo.
Mantenha fósforos, isqueiros, velas e outras fontes de calor fora do alcance de crianças.
Em casas com crianças pequenas, use tampas nas tomadas e mantenha os fios elétricos fora de vista.
Se o óleo de cozinha pegar fogo, não jogue água e nem tente remover a panela do fogão, isto vai espalhar o fogo. Tape a panela com uma tampa ou utilize um extintor de incêndios adequado.
NUNCA utilize ou deixe suas crianças utilizarem ou se aproximarem de fogos de artifício de qualquer espécie e por qualquer razão.

Prevenindo queimaduras

Crianças menores de 5 anos de idade estão em grande risco de queimaduras devido à sua pele fina, demora de reação, pouca agilidade e grande curiosidade.

Alguns cuidados ajudam a diminuir o risco de queimaduras no seu filho.

Nascimento a 1 ano de idade

Nunca segure a criança no colo quando estiver bebendo líquido quente ou cozinhando. Sempre vire a alça das panelas para dentro do fogão.

Evite aquecer a mamadeira ou a comida no microondas, pois ele não aquece os alimentos de maneira uniforme. Se usá-lo, sempre agite bem os líquidos, mexa a comida e teste a temperatura antes de oferecer à criança.

Teste a água do banho com o seu antebraço ou com um termômetro para água, antes de colocar a criança.

Mantenha objetos aquecidos como cigarros e ferro de passar fora de alcance (assim como os fios).

Alguns materiais domésticos podem causar queimaduras químicas. Mantenha desentupidores, limpadores de forno, alvejantes, compostos com amônia e pilhas fora do alcance da criança.

1 a 3 anos de idade

Coloque tela na frente da lareira e sempre supervisione as crianças quando a lareira estiver acesa.

Não utilize equipamentos com fios danificados ou partidos.

Nunca deixe a criança sozinha na banheira. Elas podem ligar a água quente, cair ou se afogar em poucos segundos.

Ensine a criança a não puxar coisas como toalhas de mesa e fios que podem derrubar coisas quentes sobre elas.

3 a 5 anos de idade

As crianças podem começar a treinar para a prevenção de incêndios e queimaduras e já têm idade suficiente para reconhecer o som de um detector de fumaça.

Compre somente isqueiros com dispositivos contra acendimento acidental. Comece a ensinar às crianças a diferença entre brinquedos e fósforos.

Treine “parar, deitar e rolar”, e comece a combinar e ensaiar as saídas e os planos em caso de incêndio.

5 a 12 anos de idade

Planeje e pratique as saídas de incêndio. Faça uma regra: “Quando sair, fique do lado de fora e vá para um determinado lugar”.

Discuta segurança na cozinha e no uso da lareira.

Discipline o uso do forno, do microondas e dos aquecedores.

Mantenha fósforos e isqueiros fora de alcance.

Mantenha os líquidos inflamáveis fora de vista e em local de acesso restrito. Coisas como gasolina e fixadores de cabelo são altamente inflamáveis e perigosos perto de fagulhas ou chamas.

Tratamento de queimaduras

Faça parar de queimar. Remova a fonte de calor, como roupas ou jóias.

Esfrie pequenas queimaduras com água corrente fresca. Nunca aplique gelo, óleo, pasta de dentes ou manteiga. A água fresca interrompe a queimadura, diminuindo a dor e o edema.

Se houver roupa grudada na queimadura, não remova. Cuidadosamente corte o tecido ao redor da queimadura para remover a roupa.

Não fure as bolhas.

Para queimaduras severas, ou se não tiver certeza, vá imediatamente ao hospital. Retardar o tratamento piora a lesão. Queimaduras na face, genitália, mãos e pés devem ser sempre consideradas sérias, recebendo atenção médica imediata.

Mantenha os números de emergência sempre próximos de cada telefone e ensine as crianças como chamá-los.

Em queimaduras químicas, remova as roupas, escove qualquer pó seco presente e, depois, lave abundantemente com água por 20 minutos. Em queimaduras com líquidos, remova as roupas e comece a lavar com água imediatamente.

Em queimaduras elétricas, retire o fio da tomada ou desligue a energia geral, mas nunca toque na vítima enquanto ela estiver em contato com a eletricidade. Depois, verifique se ela está respirando e cubra a queimadura com uma gaze estéril ou pano limpo. Todas as queimaduras elétricas devem receber atenção médica.

Lembre que a inalação de fumaça causa severas queimaduras nos pulmões e deve sempre receber atenção médica, mesmo que não haja queimadura externa visível.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *