Qual a função do sistema nervoso nos vertebrados?

O sistema nervoso dos animais vertebrados é frequentemente dividido em Sistema nervoso central (SNC) e Sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central consiste no cérebro e na espinha dorsal. O sistema nervoso periférico consiste em todos os outros nervos e neurónios que não possuem vínculo com o sistema nervoso central.



1-Cérebro


2-Sistema Nervoso Central


3-Sistema Nervoso Dorsal


O sistema nervoso periférico é dividido em sistema nervoso somático e sistema nervoso autónomo.


1. O sistema nervoso somático é o responsável pela coordenação dos movimentos do corpo e também por receber estímulos externos. Este é o sistema que regula as actividades que estão sob o controle consciente.


2. O sistema nervoso autónomo é dividido em sistema nervoso simpático, sistema nervoso parassimpático e sistema nervoso entérico.




  •  O sistema nervoso simpático responde ao perigo iminente ou stress, e é responsável pelo batimento cardíaco e pela pressão arterial, entre outras mudanças fisiológicas, juntamente com a sensação de excitação que se sente devido ao incremento de adrenalina no sistema.


  •  O sistema nervoso parassimpático, por outro lado, torna-se evidente quando a pessoa está descansando e sente-se relaxada, e é responsável por coisas tais como a constrição pupilar, a redução dos batimentos cardíacos, a dilatação dos vasos sanguíneos e a estimulação do sistema digestivo.


  • O papel do sistema nervoso entérico é cuidar de todos os aspectos da digestão, do esófago ao estômago, intestino delgado e cólon.

Quadro síntese:


Sistema Nervoso nos Vertebrados

















Periférico


Somático


Autónomo


Simpático


Parassimpático





Entérico


Central / Principal


 TECIDO NERVOSO


O tecido nervoso é formado por células nervosas, os neurónios, e por fibras nervosas.


NEURÔNIO


É a célula ou unidade estrutural e funcional do tecido nervoso. É uma célula muito especializada. Os neurônios são responsáveis pela recepção e transmissão de estímulos do meio interno e externo.


As propriedades de excitabilidade e condução são as bases das funções do sistema. Excitabilidade é a capacidade que lhe permite responder a estímulos. A condutibilidade significa que, uma vez excitados pelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação, o impulso nervoso, como uma corrente eléctrica transmitida ao longo de um fio condutor.


O neurônio típico tem uma forma alongada e ramificada.  É formado por:




  • Um CORPO CELULAR onde está o núcleo, o citoplasma. Geralmente encontrados em áreas restritas do sistema nervoso que formam o SNC ou nos gânglios nervosos perto da coluna vertebral. Gânglios são aglomerações de corpos celulares neuronais no curso dos nervos.

        Do corpo celular emergem finos prolongamentos: os NEURITOS.


        Os neuritos podem ser subdivididos em DENDRITOS e AXÓNIOS.


DENDRITES


São prolongamentos geralmente muito numerosos e ramificados. Actuam como receptores de estímulos e conduzem impulsos até ao corpo celular (aferentes).


AXÓNIO


São prolongamentos longos. Actuam como condutores dos impulsos nervosos do corpo neuronal (eferentes).


O axónio está envolvido por 2 tipos celulares. A célula de Scwann é um dos tipos celulares que o envolvem, encontrada apenas no Sistema Nervoso Periférico. Forma a bainha de mielina de um axónio do SNP. A bainha de mielina é o invólucro do axónio que actua como isolante térmico e facilita a transmissão do impulso nervoso. O Nódulo de Ranvier um estrangulamento, região de descontinuidade da bainha de mielina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *