Qual a vontagem de reciclar alumínio?

PERGUNTAS FREQUENTES


Qual é a vantagem da lata de alumínio sobre as outras embalagens?

Resposta


O alumínio é atóxico, resistente e maleável. É, por tais características, o material ideal para acondicionar alimentos, produtos de higiene e beleza e, ainda, medicamentos sensíveis à luz, à água e ao calor. Por serem inquebráveis são bastante seguras para o consumidor, além de gerarem economia de eletricidade por gelarem muito rápido. Além disso, o alumínio é muito mais leve que o vidro, não enferruja e mantém o sabor da bebida inalterado. A lata de alumínio é one-way e 100% e infinitamente reciclável, o que diminui os danos ao meio ambiente.Para os catadores, o alumínio é o material que apresenta mais valor na sua venda.


É verdade que os anéis das latas podem ser vendidos separadamente?

Resposta


NÂO. As empresas de reciclagem de alumínio reciclam a lata inteira (com ou sem o lacre), mas não compram o lacre separadamente. Isso porque o anel da lata é muito pequeno e pode se perder durante o processo de transporte e peneiragem do material a ser reciclado. Além disso, o lacre, assim como o corpo da lata, é feito a partir de uma liga de alumínio. Ao contrário do que sugerem os boatos, não entram em sua composição nem ouro, nem prata e nem platina. Por conter alto teor de magnésio, a liga de alumínio utilizada para fazer o lacre tem fácil oxidação nos fornos que derretem o metal, reduzindo o rendimento da reciclagem e suas chances de ser reciclado isoladamente.


Quais as vantagens de reciclar o alumínio?

Resposta


A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) são poupados. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica. Para se ter uma idéia, a reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.


Quais são os principais benefícios da reciclagem?

Sociais



  • Colaboração para o crescimento da consciência ecológica na comunidade
  • Menor agressão ao meio ambiente
  • Incentiva a reciclagem de outros materiais
  • Promove o aumento de renda em áreas carentes
  • Beneficia entidades assistenciais tais como igrejas e escolas

Políticos



  • Colabora para o estabelecimento de políticas de destinação de resíduos sólidos
  • Ajuda no conhecimento da composição do lixo urbano
  • Pode ser adaptável a realidades diferentes sem problemas (cidades grandes, médias e pequenas)

Econômicos



  • Injeção de recursos na economia local
  • Fonte de renda permanente para mão-de-obra não qualificada
  • Não necessita de grandes investimentos
  • Proporciona grande economia de energia elétrica
  • Estimula outros negócios. Ex.: máquinas e equipamentos de prensagem.

Que cuidados devo ter com a lata de alumínio?

Resposta


A indústria de latas, assim como os fabricantes de bebidas, respeitam padrões internacionais, além de normas próprias de produção, e garantem a qualidade e a integridade de seus produtos; As bebidas, assim como qualquer outro produto – inclusive os naturais como frutas e verduras ficam em armazéns antes de serem transportados e vendidos em supermercados, bares e restaurantes. O risco de contaminação, durante este trajeto, existe para qualquer tipo de embalagem ou produto (você comeria uma maçã sem antes lavá-la ?). A alternativa para evitar problemas é uma só: hábitos básicos de higiene.


Onde são fabricadas as latas?

Resposta


As empresas produtoras de latas e tampas estão presentes em nove estados brasileiros: Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, além de uma em construção em Cuiabá.


As tampas são produzidas em Suape (PE), Aracajú (SE) e Simões Filho (BA).


Todas as latas existentes no mercado são de alumínio?

Resposta


Não, as latas para bebidas disponíveis no mercado podem ser de aço ou de alumínio. As latas de aço são um pouco mais pesadas que as de alumínio, e podem ser separadas na reciclagem com o uso de um ímã, já que estas são magnéticas. A grande maioria das bebidas são acondicionadas em latas de alumínio atualmente.


Como identificar as latas de alumínio?

Resposta


As latas de alumínio podem ser identificadas por dois símbolos impressos na embalagem, normalmente utilizados pelas indústrias: um é o “AL” circundado por duas setas, e o outro é a figura de uma lata, com a inscrição “Recicle Alumínio”.



Gostaria de saber se o anel da lata é feito de titânio?

Resposta


Não. O anel é feito do mesmo material da lata, o alumínio.


É possível agendar uma visita as fábricas?

Resposta


Sim, existe uma possibilidade que deve ser requerida junto as empresas produtoras.

Por que não são fabricadas embalagens maiores de alumínio para bebidas (acima de 350 ml)?


Resposta


O principal motivo é o custo, já que o PET, por exemplo, para volumes maiores é mais barato.


CURIOSIDADES



• Uma latinha de alumínio vazia pesa em média 13,5 g.

• As tampas representam 23% do peso total da lata e são feitas com uma liga de alumínio mais resistente.

• Se enfileirássemos todas as latas de alumínio produzidas no Brasil em 2005 (10 bilhões) seria suficiente para dar 31 voltas ao redor do planeta Terra.

• 350 latas foram produzidas no Brasil por segundo em 2005.

• Hoje 74 latas são produzidas com 1 kg de alumínio, enquanto que em 1992, 64 latas e em 1972, 49 latas.

• As linhas de enchimento dos fabricantes de bebidas passaram das 30 mil latas/hora para 120 mil latas/hora nos últimos anos.

• Hoje as latas de alumínio são 32% mais leves que as produzidas há 25 anos.

• Em média 74 latinhas de alumínio vazias correspondem a 1 kg.

• Com uma chapa de alumínio de 1 metro de comprimento por 1,72m de largura, podem ser produzidas 99 latinhas.

• O Brasil tem uma das três maiores reservas de bauxita do mundo.

• Cada 1.000 kg de alumínio reciclado significam 5.000 kg de minério bruto (bauxita) poupados.

• Para reciclar o alumínio são gastos apenas 5% da energia que seria utilizada para se produzir o alumínio primário, ou seja, uma economia de 95%.

• No Brasil, em 2005, mais de 16% das bebidas foram envasadas em latas de alumínio.

• Em 2005 no Brasil 30% de toda cerveja e 8% de todo refrigerante foram envasados em latas de alumínio.

• Em 2005, 60,3% das cervejas e 46,6% dos refrigerantes produzidos nos Estados Unidos foram envasados em latas de alumínio.

• Os EUA têm o maior consumo per capita do planeta com 347 latinhas consumidas por habitante, seguidos por Emirados Árabes (240), Canadá (155,3) e Austrália (144,7).

• O Brasil teve um consumo per capita em 2005 de 52 latas.

• A cadeia da reciclagem do alumínio no Brasil – coleta, recuperação, transporte etc – envolve mais de 2 mil empresas e proporciona uma fonte de renda alternativa e ocupação para mão-de-obra não qualificada.

• O ciclo de vida da lata de alumínio – espaço entre a produção e o retorno aos centros de reciclagem – leva em média 30 dias.

• A coleta de latas usadas envolve mais de 160 mil pessoas no Brasil vivendo hoje exclusivamente desta atividade com renda média de dois salários mínimos.

• Em 2005, o Brasil reciclou 96,2% das mais de 9,5 bilhões de latas de alumínio produzidas, mantendo o país como campeão mundial, pelo quinto ano consecutivo, entre os países onde a atividade não é obrigatória.

• Os Estados Unidos produzem mais de 100 bilhões de latas de alumínio por ano e reciclaram 51,4% em 2004.

• A lata de alumínio gela mais depressa e ocupa menos espaço no freezer e na geladeira.

• Depois de pronta, a lata de alumínio passa por um rigoroso controle de qualidade e que um dos testes é feito utilizando-se um feixe de luz de alta intensidade capaz de detectar qualquer defeito.

• As latas de alumínio são formadas por duas partes básicas (corpo e tampa) e que o fundo da lata se encaixa perfeitamente na tampa de outra lata, facilitando o armazenamento.

• As tampas e os corpos das latas de alumínio são fabricados em fábricas diferentes.

• As empresas produtoras de latas e tampas estão presentes em nove estados brasileiros. As fábricas de corpos estão em Minas Gerais, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo, além uma em construção no Mato Grosso. As tampas são produzidas em Pernambuco, Sergipe e Bahia.

• Em que cidades


Minas Gerais (Extrema e Pouso Alegre), Distrito Federal (Gama), Pernambuco (Suape), Rio de Janeiro (Santa Cruz), Rio Grande do Sul (Águas Claras) e São Paulo (Cabreúva e Jacareí), além de uma em construção no Mato Grosso (Cuiabá). As tampas são produzidas em Suape (PE), Aracajú (SE) e Simões Filho (BA).


Vantagens da embalagem para o consumidor


Assim que as latinhas passaram a ser fabricadas em alumínio, o consumidor logo notou sua maior leveza, praticidade e maior velocidade de refrigeração do conteúdo, o que propicia economia de energia elétrica. Além disso, as latinhas ocupam menos espaço na geladeira. Isso porque seis latas (2,1litros) ocupam o mesmo espaço que três garrafas (1,8 litros). O armazenamento é simples e seguro, já que o fundo de uma lata se encaixa perfeitamente na tampa da outra.


O alumínio é atóxico, resistente e maleável. É, por tais características, o material ideal para acondicionar alimentos, produtos de higiene e beleza e, ainda, medicamentos sensíveis à luz, à água e ao calor. Na produção das latinhas, o alumínio oferece embalagens mais leves, resistentes, econômicas e seguras para o consumidor.


As latinhas são atraentes, práticas,
fáceis de manusear…

As latinhas são atraentes, práticas, fáceis de manusear e amigas da natureza, estando presentes em nosso dia-a-dia, durante as refeições, em shows, bares, praias, alegrando nossa vida com seu visual moderno e variado.


Estas embalagens são seguras e econômicas para o consumidor. Seu processo de vedação garante total segurança aos produtos acondicionados, e ela não se fragmenta quando cai no chão. Além disso sua capacidade (350ml) é ideal para o consumo individual, não havendo desperdícios.


A tampa é fácil de abrir e também “ecológica”, pois retêm o anel, evitando a poluição ambiental. As latas de alumínio por serem atóxicas, fortes, leves e inquebráveis são o material ideal para acondicionar bebidas. Além disso, elas não enferrujam, mantendo o sabor da bebida inalterado.


Diferente de outros recipientes, as latinhas de alumínio são invioláveis, o que garante a boa procedência e qualidade do líquido em seu interior. Segundo um grande fabricante de bebidas, é comum casos de violação de garrafas, já que existem mecanismos que permitem a violação do vasilhame sem que o consumidor perceba, sendo possível destampar e tampar um frasco sem que isso seja notado, a não ser por um perito.


Com tudo isso, pode-se afirmar
que qualquer bebida fica melhor em latas!

Vantagens da embalagem para a Indústria de Bebidas


Por beneficiar tanto os consumidores quanto os distribuidores e comerciantes, a indústria de bebidas passou a envasar seus produtos em latas de alumínio, o que foi aceito de forma irrestrita pelo mercado.


Em 2005, 16% das bebidas gaseificadas produzidas no mercado nacional foram embaladas usando este tipo de embalagem. Hoje, 95% das bebidas vendidas em latas no nosso País utilizam a embalagem de alumínio.


… mais de 120 mil latas podem ser enchidas em uma hora…

Para os fabricantes de bebidas, o envasamento em latinhas de alumínio apresenta diversas vantagens, já que seu peso reduzido favorece o transporte (cada lata pesa apenas cerca de 13,5g). Alta produtividade nas máquinas é outra importante característica das latas, já que mais de 120 mil latas podem ser enchidas em uma hora. Além de maiores velocidades de envasamento, uma série de problemas de vazamentos que eram bastante comuns com o modelo antigo de aço, são eliminados.


No aspecto visual e de comunicação, a ampla gama de desenhos e cores que podem ser usadas na pintura sobre a superfície do alumínio é uma vantagem dificilmente alcançada pelas outras embalagens. Baseado em um processo fácil e de alta qualidade, a área de pintura mais ampla disponível na lata, permite uma exposição muito maior e mais fiel da marca do fabricante, já que não é preciso usar rótulos.


A inviolabilidade das latinhas de alumínio garante a boa procedência e qualidade do líquido em seu interior. Segundo um grande fabricante de bebidas, é comum casos de violação de garrafas, já que existem mecanismos que permitem a abertura das garrafas, sem que o consumidor perceba.


Por beneficiar toda a cadeia, pode-se afirmar
que envasar em latas é bem melhor!

Vantagens da embalagem para os comerciantes, supermercadistas e distribuidores


Por serem leves e ao mesmo tempo, resistentes e inquebráveis, as latinhas de alumínio são responsáveis por uma grande redução nos custos de estocagem. Assim como acontece nas residências dos consumidores, em gôndolas e geladeiras industriais, o armazenamento de latinhas gera um ganho de espaço de 17%: seis latinhas (ou 2,1 litros) ocupam o mesmo espaço que três garrafas (1,8 litro). Além da facilidade de empilhamento, pois o fundo da lata se encaixa perfeitamente na tampa da outra.


No que se refere ao transporte, a latinha de alumínio só traz vantagens. Em cada viagem, um carrinho de mão pode levar de cinco a seis engradados de garrafas e de oito a nove caixas de latas. Isso significa carga e descarga mais rápidas, menos tempo no depósito e maior produtividade de funcionários. Além disso, o sistema de fechamento das latinhas, protege melhor os produtos acondicionados, garantindo mais segurança na hora de transportá-las e garantia de procedência da bebida para o consumidor.


Por serem “one-way”, o revendedor não precisa fazer estoques de latas vazias, que tomariam espaço físico dos estabelecimentos. E por não quebrarem, eventuais acidentes durante o manuseio das latinhas, não ocasionam transtornos significativos. E ainda: muitos comerciantes acabam também tendo retorno financeiro com a reciclagem das latas usadas.



Com tantas vantagens, vender em latas
é muito melhor!

Vantagens do Alumínio para o Meio Ambiente:


Mineração: responsabilidade com a natureza


Da natureza vem a matéria-prima para a produção do alumínio e portanto, existe uma grande preocupação por parte da indústria produtora do metal em preservá-la. O alumínio vem a ser o metal mais abundante do planeta, segundo a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL).


A indústria brasileira do alumínio é hoje referência mundial em ações de preservação ambiental. Graças à iniciativas pioneiras e à várias parcerias institucionais, o setor obteve grandes resultados na redução de consumo de recursos naturais, na redução de emissões, na reabilitação de áreas mineradas e no reaproveitamento e reciclagem de resíduos e produtos. Um exemplo dos bons resultados do setor é a redução da emissão de gases que contribuem para o efeito estufa.



O Brasil é o sexto maior produtor de alumínio primário do mundo e possui a 3ª maior reserva mundial de bauxita, minério utilizado para a obtenção do alumínio. A extração da bauxita é feita com uma criteriosa remoção das camadas superficiais de solo orgânico, recolhido e guardado para ser utilizado na futura reabilitação das áreas mineradas. 60% das áreas mineradas do País já foram reabilitadas e devolvidas na quase totalidade ao seu uso original de floresta nativa, com mudas produzidas em viveiros das próprias empresas.


Reciclagem: principal atributo do alumínio



A reciclabilidade é um dos atributos mais importantes do alumínio. Qualquer produto produzido com este metal pode ser reciclado infinitas vezes, sem perder suas qualidades no processo de reaproveitamento, ao contrário de outros materiais, que geram resíduos com aplicações menos nobres.


Quanto mais curto for o ciclo de vida de um produto de alumínio, mais rápido será o seu retorno à reciclagem. Isto explica o sucesso das latinhas de alumínio para bebidas, cujo tempo entre seu nascimento, consumo e descarte dura aproximadamente 30 dias.


A cada quilo de alumínio reciclado, cinco quilos de bauxita (minério de onde se produz o alumínio) são poupados. Para se reciclar uma tonelada de alumínio, gasta-se somente 5% da energia que seria necessária para se produzir a mesma quantidade de alumínio primário, ou seja, a reciclagem do alumínio proporciona uma economia de 95% de energia elétrica. Para se ter uma idéia, a reciclagem de uma única latinha de alumínio economiza energia suficiente para manter um aparelho de TV ligado durante três horas.


A origem do Alumínio: Matéria-Prima para a produção de Latas



O alumínio é obtido a partir de um minério chamado bauxita, descoberto na cidade francesa de Les Baux.


Um cientista francês, Henry Sainte-Claire Deville, foi o responsável por tirar o alumínio dos laboratórios e possibilitar sua produção em maior escala, reduzindo assim seu preço. Em 1854, o cientista conseguiu a primeira obtenção industrial do alumínio por processo químico – usando cloreto duplo de alumínio e sódio fundido.


A grande mudança aconteceu somente em 1886, com o americano Charles Martin Hall e o francês Paul Louis Toussaint Héroult, que descobriram e patentearam, quase simultaneamente, o processo de obtenção de alumínio por meio de corrente elétrica. Pela incrível coincidência, pois os dois cientistas não se conheciam, o processo eletrolítico ficou conhecido como Hall-Heróult e permitiu o estabelecimento da moderna indústria do alumínio.



Para sua fabricação, é necessário separar os elementos que compõem a bauxita da alumina. Obtém-se a alumina, um pó branco, bem parecido com o açúcar refinado. Após uma série de processos químicos, chega-se ao alumínio: metal nobre, 100% e infinitamente reciclável. Suas aplicações são igualmente incontáveis: da fabricação de panelas, janelas e telhas a carrocerias e peças de carros, barcos e aeronaves, de equipamentos eletrônicos a objetos de decoração, além de matéria-prima para a indústria aeronáutica e aeroespacial e, é claro, para a indústria de latas de bebidas.


Exemplos de aplicações do alumínio:



Bens de Consumo



Construção Civil



Aeronaútica


Como a chapa de alumínio se transforma em latinha



Existe um longo processo para se chegar a uma latinha de bebida. O processo de fabricação de uma lata tem 8 passos. O primeiro passo é a formação do corpo. O alumínio laminado, que vem em grandes bobinas, entra na prensa de estampagem. O equipamento computadorizado, corta a chapa em vários discos dando-lhes a forma de um copo. O alumínio neste estágio ainda tem a espessura da lâmina original.



Depois, os copos seguem para outra prensa onde suas paredes externas, submetidas a uma grande pressão, vão afinar sua espessura e serão esticadas para formar o corpo da lata, tal como o conhecemos. Na saída da prensa, as bordas superiores são aparadas para que todos os corpos fiquem da mesma altura.



O passo seguinte é a lavagem da lata, por dentro e por fora. Na lavadora, as latinhas passam por vários banhos e depois vão para um forno de secagem, o que garante sua limpeza e esterilização. Na impressão, os rótulos são feitos por um sistema de flexografia e podem receber várias cores ao mesmo tempo. As máquinas mais modernas conseguem imprimir acima de duas mil latinhas por minuto.


O quinto passo é o revestimento interno. As latinhas recebem jatos de spray especial para formar uma película de proteção extra. Depois, seguem novamente para um forno de secagem. A última etapa de fabricação é a moldagem dos “pescoços” e do perfil da borda da lata, para que a tampa possa ser encaixada. O diâmetro da boca, diminuído nos últimos anos, permite utilizar uma tampa menor. Conseqüentemente, reduz o custo da embalagem.



Com o corpo da latinha pronto, o último passo é o controle de qualidade, feito por meio de um teste de luz de alta intensidade. Todas as latas passam por esta avaliação, que é capaz de detectar qualquer defeito. De cada lote produzido são retiradas amostras para controle estatístico de qualidade, inclusive testes mecânicos de resistência à pressão interna e externa.



Qualidade e resistência são condições essenciais de uma boa tampa, produzida com alta tecnologia e usando um sistema chamado “stay-on-tab” (anel que não se desprende da tampa).


As tampas são estampadas a partir de uma chapa envernizada de ambos os lados. Em seguida, recebem um composto selante para garantir a perfeita vedação entre elas e os corpos. São, posteriormente, colocadas em prensa de alta precisão para formação e fixação dos anéis. Depois de prontas e inspecionadas, as tampas são embaladas para armazenagem e transporte.



Índice de 96,2% mantém o Brasil na liderança mundial da reciclagem de latinhas de alumínio pelo quinto ano consecutivo.



Com o índice de 96,2% na reciclagem de latas de alumínio para bebidas em 2005, o país se manteve pelo quinto ano consecutivo na liderança do ranking mundial dessa atividade. Segundo dados divulgados pela Abralatas e pela ABAL ( Associação Brasileira do Alumínio ), o Brasil atingiu a marca de 127,6 mil toneladas de latas de alumínio recicladas em 2005. São aproximadamente 9,4 bilhões de latas no ano ou 2,6 milhões de latas recicladas diariamente.


O Brasil está à frente mesmo de países que têm legislação rígida sobre reciclagem de materiais, como é o caso da Dinamarca, Finlândia, Noruega e Suíça, que em 2004 apresentaram índice médio de 88%.


Com um mercado já estabelecido, o Brasil vem registrando o maior índice de reciclagem de latas de alumínio para bebidas no mundo desde 2001. Esta marca tem sido sustentada por um conjunto de fatores: a adesão da classe média, a formação de cooperativas com boa gestão, o alto valor do material como sucata, a busca da sociedade por modelos de preservação e a educação ambiental. As latas de alumínio se tornaram o carro-chefe da reciclagem no país.


O engajamento da classe média pode ser comprovado por números. Levantamento realizado pelo setor mostra que, entre 2000 e 2005, a participação de condomínios e clubes na coleta de latas usadas passou de 10% para 24%. A atuação crescente de cooperativas e associações de catadores em todo o país também está refletida nos resultados do levantamento. A participação dessas entidades na coleta de latas de alumínio passou de 43% em 2000 para 52% em 2005.


AVANÇOS TECNOLÓGICOS


A cada ano, as empresas envolvidas na reciclagem de latas de alumínio investem mais em tecnologia para aumentar o aproveitamento de matéria-prima pela indústria. Quando as latas de alumínio começaram a ser fabricadas no Brasil, nos anos 90, produziam-se 64 latas com um quilo de alumínio. Hoje é possível fabricar 74 latas com a mesma quantidade de matéria-prima.


A lata de alumínio é a única embalagem que pode ser inteiramente reciclada para a fabricação de latas idênticas, de forma econômica e auto-sustentada. Hoje, a partir do momento que sai da fábrica, uma lata de alumínio leva apenas 30 dias, em média, para se tornar matéria-prima de uma nova lata.


VANTAGENS AMBIENTAIS E SOCIAIS


O elevado índice de reciclagem de latas de alumínio também se reflete na economia de energia: a reciclagem proporciona uma economia equivalente a 95% da energia elétrica utilizada na produção do metal a partir da bauxita (minério de onde se extrai o alumínio). Em 2005, a reciclagem de latas de alumínio no Brasil foi responsável pela economia de cerca de 1.800 GWh/ano. Isto representa 0,5% da energia elétrica gerada no país em 2005 e o suficiente para abastecer por um ano inteiro uma cidade de mais de um milhão de habitantes, como Campinas (SP), por exemplo, ou a demanda residencial do estado do Pará.



Recebimento e limpeza do material


Além do estímulo à consciência ecológica e da economia de energia elétrica e de recursos naturais, a reciclagem de latas de alumínio traz benefícios sociais para o país, como a geração de emprego e renda para mais de 160 mil pessoas. Hoje, somente a etapa de coleta (a compra das latas usadas) injeta anualmente cerca de R$ 490 milhões na economia nacional, volume financeiro equivalente ao faturamento de empresas que estão entre as 500 maiores do país.


Fonte: www.abralatas.org.br

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