Qual é o procedimento correto para se fazer uma mamografia?

          Ao visitar o seu médico para fazer o exame de mamografia anual, a mulher deveria perguntar qual seria a melhor posição que seu corpo teria de ficar para um exame de melhor qualidade.  A equipe de Stephen H. Taplin, da Group Health Cooperative e da Universidade de Washington, avaliou mulheres acima de 40 anos que tinham sido submetidas ao exame para detecção do câncer de mama no período de 1.988 a 1.993.


          492 mulheres tiveram o tumor detectado em uma mamografia de rotina, enquanto 164 mulheres tiveram o diagnóstico a partir de exames rotineiros.


          Esses Pesquisadores examinaram as mamografias feitas antes da detecção do câncer e observaram que as probalidades de não identificar um tumor eram duas vezes maiores conforme o corpo da paciente estivesse posicionado de forma incorreta durante o procedimento do exame.


          A partir daquela época, esses especialistas aprenderam mais sobre qual era a melhor posição para se detectar o cancer, informaram os autores do trabalho na edição de abril do American Journal of  Roentgenology.


“A posição mais adequada depende da cooperação entre o profissional e a paciente no momento da mamografia”, declarou Taplim. Quando o técnico pede que a mulher se incline em direção ao aparelho, é para que uma parte maior da mama possa ser vista no filme, isso realmente faz diferença, informou o pesquisador.


          Num editorial sobre o assunto, Stephen A. Feig. da Escola de medicina Monte Sinai, em N.Y., observou que a pesquisa deveria “encorajar esforços para garantir uma melhor qualidade de IMAGENS em cada procedimento radiológico realizado no país.


                              Auto-exame de Câncer de Mama.


        1-Observe-se:


                  Fique em pé, diante do espelho, com os braços levantados, e verifique a uniformidade da pele, certificando-se da ausência de inchaço, mudanças na coloração, calombos ou qualquer outra aleração.


          2-Toque-se:


                   Diante do espelho, com o braço atrás da cabeça, toque, com as pontas dos dedos, o seio, as axilas e os mamilos. Verifique a ocorrencia de dor em algum local, de nódulos, de caroços ou de líquidos que saiam dos mamilos. Se houver qualquer alteração, o médico deve ser procurado.


          3-Toque-se:


                    Deitada em sua cama, com o braço atrás da cabeça, toque os seios e os mamilos com as pontas dos dedos, repetindo o exame feito diante do espelho.


          4-Oriente-se:


                    Os seios devem ser examinados em todas as direções.Procure seu ginecologista para maiores informações.


http://www.oregional.net/materias/saude

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *