Quem é duff mckagan?

Duff McKagan (Seattle, 5 de fevereiro de 1964) é um baixista estadunidense, ex-integrante dos Guns N Roses. Sua maior influência é Sid Vicious, do Sex Pistols, e ele diz ter roubado 127 carros antes de entrar para a música.


Biografia


Teve contato com o baixo a primeira vez por influência de seu irmão mais velho, Bruce. Duff é o filho mais novo do casal Elmer e Alice Marie McKagan. Duff descreve Seattle como “uma grande cidade do Rock N Roll com um hip no cenário underground”.


Duff tocou, ao todo, em 31 bandas no underground de Seattle, incluindo bandas como Ten Minute Warning e uma banda de hard-core punk chamada The Fartz (os peidos). Aos 19 anos se mudou para o sul da Califórnia onde conheceu Slash e Steven Adler formando a banda Road Crew. A banda se separou mas eles manteriam o contato, o que originaria posteriormente o convite de Duff para os dois ingressarem no Guns N Roses.












Citação
«Quando conheci Slash e Steven pela primeira vez foi estranho, pois nunca tinha conhecido caras como aqueles. Saímos e ficamos bêbados aquela noite. Criamos uma banda naquela noite. Era a banda do Slash. A Road Crew!»

(Duff McKagan)



Após recrutar os membros do LA Guns, Axl Rose e Izzy Stradlin, o Guns N Roses estava formado. Após um momento, Axl largou sua banda, Hollywood Rose, pelo LA Guns. Isso gerou alguns problemas pois Izzy agendou shows com as duas bandas em datas iguais — e não apareceu em nenhum deles. Os problemas das duas bandas geraram o nascimento de uma: Guns N Roses. A nova formação finalizou-se em 6 de junho de 1985. Após dois dias de preparação, Duff e a banda tocaram na terça à noite pela primeira vez num bar conhecido como Troubadour.


Duff é um grande fã de bandas como Sex Pistols e The Misfits — a música que Duff canta no álbum The Spaghetti Incident e nas apresentações ao vivo da era Use Your Illusion eram do The Misfits). Em 1990 ele e Slash ajudaram Iggy Pop a escrever seu álbum Brick by Brick.


Duff casou-se pela primeira vez em 28 de maio de 1988 com Mandy Brix, de quem se separou em 1990. Casou novamente em setembro de 1992 com Linda Johnson e se separou dela em setembro de 1995.


Viciado em drogas e álcool, enquanto Stradlin (não há informações reais que sua saída tenha relação com drogas), e Steven Adler foram chutados em 90 e 91 respectivamente. Stradlin retornaria na era Use Your Illusion devido a um acidente de motocicleta que impossibilitou Gilby Clarke, novo guitarrista base de tocar alguns shows devido a uma fratura no pulso. Duff sobreviveu de forma volátil por 8 anos no GN’R. Em 1993 começou seu projeto solo, com o álbum Belive In Me. Em 1994 foi anunciada sua saída oficial da banda. Nesse mesmo ano, escondido da imprensa e do grande público, Duff foi submetido a uma cirurgia de emergência no pâncreas, o que o obrigou a parar de vez com o consumo de álcool.


Em 27 de Agosto de 1997 teve sua primeira filha, Grace, com Susan Holmes, casaram-se em 28 de Agosto de 1999 e em 16 de Julho de 2000 tiveram outra filha, Mae Marie.


Com o passar dos anos Duff tomou algum juízo e largou seu vício tornando-se um bom pai.


Colaborou com o projeto solo de Slash, que foi o de maior renome dentre os membros que fizeram carreira solo. Chegou a lançar um um cd com o supergrupo chamado Neurotic Outsiders onde era guitarrista e vocalista, Matt Sorum e companheiro da era Use Your Illusion no Guns era baterista e tinha ainda Steven Jones [ex-Sex Pistols], guitarrista e John Taylor [Duran Duran], no baixo. Tentou a sorte como ator em 1997 onde interpretava um “vampiro rocker morto”.


Duff viveu entre Los Angeles e Seattle durante o período de 1994 a 1999 devido a doença de Parkinson a qual sua mãe lutou nesse período, e Duff sentiu que tinha de estar perto. Sua mãe faleceu no início de Abril de 1994 e desde então Duff vive em Seattle. Participou de bandas pequenas que ele criou e desfez rapidamente entre 2000 e 2001. Participou em 2001 de uma turnê pelo Japão com Izzy Straldin, este que divulgava seu álbum solo “River”.


Desde Abril de 2002 toca no projeto dos ex-Guns N Roses Slash e Matt Sorum, o Velvet Revolver.


Período no GNR: Do início até 1997



[editar] Curiosidades



  • Duff diz ter sido o último artista a ter falado com o vocal do Nirvana, Kurt Cobain, antes de sua morte: No início de abril de 94, enquanto Cobain saía de Los Angeles para Seattle, conseqüentemente no avião estava McKagan, ele sentou ao seu lado e conversaram durante a viagem. 4 dias depois, Cobain se matara com um tiro na cabeça.
  • Duff já passou muito perto da morte! Em 1994, ele estava no seu quarto bebendo, quando de repente começou a sentir dores fortes no abdômen. Ele diz que as dores eram tão fortes que nem conseguia alcançar o telefone para ligar para o hospital. A sorte dele é que um amigo estava a caminho de sua casa, e chegou a tempo de levá-lo para o hospital. O doutor disse que o fígado de Duff estava muito mal por causa da bebida e que era improvável a sua sobrevivência. Duff conseguiu sair com vida do hospital, mas hoje ele não pode tomar nem sequer um copo de bebida alcoólica, pois ele pode morrer caso o faça. O que aconteceu foi que Duff criou uma síndrome do pânico, e estava com pavor de tocar para um número grande de pessoas, pois nunca havia começado um show sem antes beber algo.
  • A fama sempre os incomodou… no caso, a que incomodava Duff Mckagan era a fama de Axl Rose. Cansado de ter que responder a fãs onde estava Axl, ganhou de prenda de aniversário de sua ex-mulher Linda Johnson, uma camiseta com os dizeres: “No, I don`t know where Axl is.” (Não, eu não sei onde Axl está.)
  • Numa entrega de prémios ao vivo da Mtv, Duff e Slash apareceram bêbados e falaram um monte de palavrões. A partir desse episódio, as entregas de prémios passarama ser gravadas antes de serem exibidas.
  • Se você já assistiu a algum show dos Guns N`Roses, notou que sempre tinha um cara que, antes do show, gritava algo como: “Of all the bands in the world, this is one of them!” (De todas as bandas no mundo, esta é uma delas.). Este cara era Mike Mayhue, o técnico de guitarra de Duff.
  • O nome do cd The Spaghetti Incident veio de uma pequena briga dos tempos em que moravam juntos no mesmo apartamento. Naquela época, Steven Adler tinha comprado esparguete para o almoço e deixou na geladeira para comer depois. Duff viu o resto de esparguette e não pensou duas vezes: comeu tudo. Steven ficou furioso, mas resolveu esquecer… Anos depois, na sessão de julgamento do processo que Steven Adler abriu contra todos os elementos da banda, Steven virou-se para Duff e perguntou: “And what about that Spaghetti Incident?” (E quanto áquele incidente do esparguete?), referindo-se áquela pequena briga que não foi resolvida.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *