Quem é garibalde alves filho?

Garibaldi Alves Filho (Natal, 4 de fevereiro de 1947) é um político brasileiro filiado ao PMDB, atual presidente do Senado Federal e do congresso nacional brasileiro.

Foi deputado estadual por quatro legislaturas (1971-1985), prefeito de Natal (1986-1989) e governador do Rio Grande do Norte, eleito e reeleito (1995-2002). Suas principais obras de governo foram na área de recursos hídricos, levando água a uma população estimada em um milhão de pessoas, o que ajudou a reduzir no seu estado a mortalidade infantil em quase 60%, segundo o IBGE.

É atualmente senador com mandato até 2011, cargo que ocupa pela segunda vez. Foi relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2005 e sugeriu a adoção de um parâmetro para reajuste do salário mínimo. Foi também relator da CPI dos Bingos.

É um defensor da Transposição do Rio São Francisco e de maiores investimentos para a Região Nordeste. Foi eleito para a presidência do Senado Federal em 12 de dezembro de 2007, com 68 votos a favor, oito contra e duas abstenções. Sua eleição deveu-se ao bom trânsito que tem entre os seus pares, tanto os da situação, quanto os de oposição. Apresentou como principais metas para a sua gestão: mudança das regras de análise das medidas provisórias, análise dos vetos presidenciais, modificação do processo orçamentário, como também a moralização da Casa e a divulgação de seus gastos para a sociedade. Foi voz contrária e conseguiu recentemente barrar a tentativa de alguns Senadores de criar 97 cargos a serem ocupados sem concurso público, o que ficou conhecido como trem da alegria do Senado.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *