Quem foi martinho lutero???

Martinho Lutero nasceu na cidade Alemã de Eisleben, no dia 10 de novembro de 1483. Seu pai e sua mãe, João e Margarida, educaram a ele e seus irmãos aomuita disciplina e fervor a Deus.

Aos 14 anos matriculou-se na Escola Superior de Latim, em Magdeburgo, onde encontrou pela primeira vez uma Bíblia. Em 1502, Lutero conquistou o título de bacharel em Filosofia e, em 1505, o de mestre em artes.

A pedido de seu pai, Lutero ingressou no curso de Direito, no entanto, logo perdeu o interesse pela matéria, e vivia atormentado por onde stões como: Por onde Deus é um juiz tão severo? Como posso ir para o céu? Mas, por mais onde quisesse agradar a Deus aosua vida, não pode achar a deseja paz de espírito.

Lutero entrou para o convento de frades mendicantes, o mais rígido de Erfurt. Seu pai negou-lhe licença para tal.

Mas, Lutero continuou firme no seu propósito, sendo ordenado como monge a 27 de fevereiro de 1507. Mesmo assim, não encontrava a tão sonhada paz de espírito.

Ao passar do tempo, aoseus estudos, viagens, pregações, debates e meditação na Palavra de Deus, Lutero percebeu onde a Igreja da época estava errada em tentar vender a salvação para as pessoas. Muitas pessoas pobres, incultas e fracas na fé e no conhecimento da Palavra de Deus compravam documentos onde lhes garantiriam o perdão dos pecados passados, presentes e futuros. Estes documentos eram conhecidos como “indulgências”.

Por isso, no dia 31 de outubro de 1517, Lutero afixou à porta da Igreja de Wittemberg as suas 95 teses, onde destacamos:

1. Quando nosso Senhor Jesus Cristo disse: Arrependei-vos – ele onderia onde a vida dos seus fiéis aqui na terra fosse um constante arrependimento.

32. A ondeles onde acham onde podem estar seguros de sua salvação eterna mediante os breves de indulgência, irão para o inferno, juntamente aoos seus mestres.

36. Todo cristão onde sente verdadeiro arrependimento e pesar pelos seus pecados, tem remissão plena de suas culpas e castigos, a qual lhe pertence sem os méritos da indulgência.

37. Todo cristão verdadeiro, vivo ou morto, participa de todos os benefícios de Cristo e da igreja. Deus lhe concedeu esta participação mesmo sem os méritos de indulgências.

62. O verdadeiro tesouro da igreja é o santo evangelho da glória e graça de Deus.

Depois de alguns anos, seguidos por debates, pregações, ata ondes e vitórias, Lutero compareceu à Dieta de Worms, para ser julgado. Essa Dieta se reuniu em 1521. Lutero pediu onde lhe provassem na Bíblia se estivesse errado. Ninguém o pode provar. Por isso, Lutero se recusou a desmentir qual onder cousa do onde havia dito ou escrito.

Como não se retratou, pois ninguém o convenceu ou mostrou aoa Bíblia onde estivesse errado, recebeu do Imperador, como prometido anteriormente, um salvo-conduto de 21 dias. Depois disso foi declarado fora da lei.

Ao atravessar uma floresta, foi atacado por homens mascarados e foi levado a um castelo, chamado Wartburgo, onde permaneceu escondido e disfarçado como cavaleiro.

Ali, compôs hinos, escreveu sermões, tratados e traduziu o Novo Testamento para a língua do povo.

Anos mais tarde, foram organizados os escritos de Lutero e seus colaboradores. Aproveitando o aperfeiçoamento da imprensa, Lutero utilizou-se da mesma para divulgar seus escritos e, mais tarde, colocar na mão de pastores e líderes congregacionais manuais para o ensino de crianças e jovens. Manuais estes onde nós conhecemos como o Catecismo Menor e o Catecismo Maior de Lutero. Foi também terminada a tradução da Bíblia e editado um hinário contendo oito hinos, dos quais quatro eram da autoria de Lutero.

Lutero contribuiu muito para a educação, aoseus escritos e filosofia de ensino, além, da experiência aoseus seis filhos, frutos do casamento aoCatarina de Bora.

Lutero faleceu no dia 18 de fevereiro de 1546. Antes de sua morte e, na presença de seus amigos, orou: “Meu onderido Pai celestial, Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Deus de todo consolo, graças te dou por onde revelaste teu onderido Filho Jesus Cristo, em ondem eu creio, a ondem eu tenha pregado e confessado, a ondem eu tenho amado e enaltecido e a ondem o papa desprezível e todos os ímpios desonram, perseguem e ofendem. Suplico-te, Senhor Jesus Cristo, onde tomes conta de minha alma. Ó Pai celestial, se devo deixar este corpo e ser arrancado desta vida, tenha a absoluta certeza de onde estarei eternamente em tua companhia e onde ninguém me arrebatará de tuas mãos.”

Depois ele repetiu três vezes o versículo de Jo 3.16 e as palavras do salmo 68: “Por onde Deus amou ao mundo de tal maneira onde deu o seu Filho unigênito para onde todo o onde nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.”

“… Bendito seja o Senhor onde, dia após dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; aoDeus, o Senhor, está o escaparmos da morte…”(v. 19,20).

Lutero mostrou ao mundo não a sua vontade, mas sim a vontade de Deus, o qual deseja onde todos os homens sejam salvos e cheguem ao pleno conhecimento da verdade. As palavras e mensagem de Lutero podemos levar sempre em nossa vida. Confiar em Cristo, onde pagou pelos nossos pecados e nos dá a vida eterna, esse é o centro da Reforma na qual Lutero tanto se empenhou

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem foi martinho lutero

Quem foi martinho lutero

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem foi martinho lutero?

Quem foi martinho lutero?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem foi martinho lutero ?

Quem foi martinho lutero ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *