Quem foi o profeta do islão?


Jetro (árabe: شعيب; também Shoaib, literalmente “Quem mostrou a verdadeira senda”) foi um profeta do Islão mencionado no Alcorão. Ele é tradicionalmente associado com a figura bíblica chamada de Jetro, e acreditava ser descendente direto de Abraão, bem como Moisés (padastro).



  • Jetro – sogro de Moisés – Êxodo, capítulos 3:1, 4:18, 18:1 e 18:5; – também chamado Reuel no livro de Êxodo, capítulo 2:18-21.

  • Hobabe – filho de Jetro – Números 10:29;

[editar] Jetro na visão Islâmica


Os muçulmanos acreditam que ele foi designado por Deus para ser um profeta para as pessoas que viveram no leste do monte Sinai, o povo de Madian e Ayka. A população destas terras eram especialmente conhecidas por enganarem e serem desonestas. Jetro admoestá-los contra tais ações, mas eles não escutavam. Posteriormente, ambas as terras foram destruídas pela ira de Deus. (Ver 7:91)


Apesar dessa alegação, de acordo com Abdullah Yusuf Ali, em seu comentário sobre o capítulo 7:85 ele disse:


Jetro pertence a tradição árabe, em vez de tradição judaica, à qual ele é desconhecido. Sua identificação com Jetro, como padastro de Moisés é rejeitádo. Não existe qualquer semelhança quer em nomes ou incidentes (Jetro e Shoaib, e existem dificuldades cronológicas. Se, como os comentaristas dizem, Shoaib estava na quarta geração de Abraão, sendo um bisneto de Madian (filho de Abraão), ele seria apenas um século do tempo de Abraão, que o Bíblia hebraica nos daria um período de quatro a seis séculos entre Abraão e de Moisés. O simples fato de Jetro ser um midianita que outro nome de Hobab, é mencionado para um padastro de Moisés, em Num.x.29, é de fácil identificação. Como os Midianitas eram sobretudo uma tribo nômade, que não precisavam ser surpreendido pelo facto de a sua destruição em um ou dois assentamentos não afetou a sua vida, vagueando nas seções da tribo em outras regiões geográficas. – Abdullah Yusuf Ali,O Sagrado Alcorão: Texto, Tradução e Comentário, n 1054, p. 365


Ele ainda argumentou a missão que Jetro trouxe foi resolvida em uma das cidades da Midianitas, que foi completamente destruída por um terremoto (ver 7:91), e que, se isto aconteceu no século depois de Abraão, não há dificuldade em supor que eles foram novamente uma tribo numerosa três ou cinco séculos mais tarde, no tempo de Moisés.


[editar] Tumba de Jetro


O túmulo de Jetro[1] é bem preservado na Jordânia, que está localizada 2 km oeste da cidade de O Mahis, em uma área chamada “Wadi Shoaib”.[2] Outro local reconhecido como o túmulo de Jetro está situado perto do “Chifres de Hattin” na Baixa Galiléia. O local é sagrado para o povo Druzo.



























































































Profetas do islão no Alcorão


Adam


Idris


Nuh


Hud


Saleh


Ibrahim


Lut


Ismail


Ishaq


Yaqub


Yusuf


Ayub



آدم


ادريس


نوح


هود


صالح


ابراهيم


لوط


اسماعيل


اسحاق


يعقوب


يوسف


أيوب


Adão


Enoque


Noé


Éber


Selá


Abraão



Ismael


Isaac


Jacó


José








Shoaib


Musa


Harun


Dhul-Kifl


Daud


Sulayman


Ilyas


Al-Yasa


Yunus


Zakariya


Yahya


Isa


Muhammad


شعيب


موسى


هارون


ذو الكفل


داود


سليمان


إلياس


اليسع


يونس


زكريا


يحيى


عيسى


محمد


Jetro


Moisés


Aarão


Ezequiel


David


Salomão


Elias


Eliseu


Jonas


Zacarias


João Batista


Jesus


Maomé

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *