Reforma tributária!!!!

Em época de incertezas na economia mundial, vejo na mídia diversos analistas em busca de explicações para as oscilações que ocorrem nas bolsas de valores no Brasil e no mundo. No entanto, acredito que é preciso apontar alternativas que venham a evitar uma possível recessão econômica no país, e dentre as quais destaco a reforma tributária, que poderia proporcionar maior liquidez às empresas e poder de compra à população.
Há tempo o governo já tem o projeto da reforma tributária delineado, mas insiste em adiar a sua discussão e conseqüente aprovação pelo congresso nacional. A reforma tributária seria um ótimo meio de capitalização das empresas, visto que o atual peso dos impostos na comercialização de produtos e serviços encolhe significativamente os recursos do setor produtivo.
Para evitar que a crise americana abalasse o setor bancário, o governo brasileiro reduziu o valor do empréstimo compulsório junto ao BACEN, de modo que procurou liberar o dinheiro retido no caixa dos bancos e elevar o acesso ao crédito pelas empresas e população em geral. Atitude semelhante também foi tomada em relação ao percentual de IOF sobre a venda de motocicletas, em que seu valor foi reduzido a fim de incentivar os negócios e amenizar as perdas acumuladas nos últimos meses nesse setor.
No período atual, onde empresários e consumidores ficam com receio de investir e gastar, a redução da carga tributária em diversos setores da economia contribuiria para que o giro dos recursos se tornasse mais constante, de modo que o valor final agregado aos produtos e serviços se tornaria menor e estimularia bem mais o fluxo financeiro no mercado. Embora estejamos quase no final do ano, ainda há tempo de reavivar essa proposta junto ao congresso nacional, para que tenhamos um 2009 com melhores perspectivas de desenvolvimento.
Portanto, é importante que os especialistas citem as causas e conseqüências da crise econômica, mas é necessário também o encontro de soluções para os problemas que podem advir de uma crise mundial. Assim, a reforma tributária seria um ótimo meio de prevenção e que poderia apontar para uma nova perspectiva de crescimento econômico e social ao país. Por isso, seria fundamental a mobilização de empresários, profissionais, imprensa e políticos locais a fim de pressionar a retomada desse projeto na pauta de discussões dos nossos representantes em Brasília.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Reforma tributária

Reforma tributária

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *