Repare nos detalhes

Detalhe

Um grande rei se preparava para a maior batalha de sua vida. Um exército de inimigos poderosos marchava contra o seu. Quem vencesse a batalha, ganharia o trono real.
Na manhã da batalha, o rei foi verificar se o seu cavalo preferido estava pronto.

ferradura pregosColoque logo essas ferraduras – disse ao ferreiro.
Sua majestade tem que esperar – respondeu o ferreiro. Há dias venho ferrando todos os cavalos do exército real e agora preciso ir buscar mais ferraduras.
Não posso esperar – gritou o rei, impacientando-se. Os inimigos estão avançando neste exato momento e precisamos ir para a batalha no campo. Faça o que puder agora com o material que você tem.

O ferreiro, então, começou a trabalhar no limite das suas forças. A partir de uma barra de ferro, providenciou quatro ferraduras. Malhou-as o quanto pôde até dar-lhes formas adequadas. Começou a pregá-las nas patas do cavalo, mas depois de colocar as três primeiras descobriu que não havia pregos para a quarta.

Preciso de mais um ou dois pregos – disse ao rei -, e vai levar tempo para confeccioná-los no malho.
Eu já disse que não posso esperar – respondeu, impaciente. Já estou vendo os meus inimigos. Use o material que tem!
Posso colocar a ferradura, mas não ficará tão firme quanto as outras.
Ela cairá? – perguntou o rei.
Provavelmente não – retrucou o ferreiro -, mas não posso garantir.
Então, usa os pregos que tens! – gritou o rei. – E anda logo.

Os exércitos se enfrentaram e o rei participava ativamente, no coração da batalha. Tocava a montaria, cruzando o campo de um lado para o outro, liderando os seus homens e combatendo os inimigos. Avante! – gritava, provocando os seus soldados contra os inimigos.

cavalo rei batalhaLá longe, na retaguarda do campo, avistou alguns de seus homens batendo em retirada. Se os outros os vissem, também iriam fugir da batalha. Então, o rei meteu as esporas no cavalo e partiu a galope na direção deles, conclamando os soldados a voltar à luta. Mal cobrira metade da distância, seu cavalo perdeu uma das ferraduras. O animal desequilibrou-se, caiu e o rei foi jogado ao chão. E antes que pudesse agarrar de novo as rédeas, o cavalo, assustado, levantou-se e saiu em disparada.

O rei olhou em torno e viu seus homens dando meia-volta e fugindo, e os soldados do inimigo fechando o cerco ao redor. Sacudiu a espada no ar e gritou: Um cavalo! Um cavalo! Meu reino por um cavalo!

Mas não havia nenhum por perto. Seu exército estava derrotado e os soldados estavam preocupados em salvar a própria pele. Logo depois, as tropas do inimigo dominavam o rei, ganhando a batalha.

E desde então as pessoas dizem:

Por falta de um prego, perdeu-se uma ferradura. Por falta de uma ferradura, perdeu-se um cavalo. Por falta de um cavalo, perdeu-se uma batalha. Por falta de uma batalha, perdeu-se um reino. E tudo isso por falta de um prego na ferradura!

O mesmo vale para a sua vida, para seu trabalho e para a empresa onde você trabalha: um erro pequeno pode provocar um grande desastre. Somente se atinge a excelência com a atenção redobrada nas pequenas coisas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *