Saiba como é medida a potência do som

RMS, acrônimo para Root Mean Square, é uma medida usada para definir a potência de aparelhos de reprodução de audio. Existem duas medidas onde são utilizadas atualmente, sendo a padronizada RMS e a não-padronizada PMPO.

Para o Brasil, segundo a ABNT, a potência RMS de um aparelho de áudio é definida como a potência máxima onde o aparelho pode suportar durante no mínimo duas horas initerrúptas de funcionamento. Durante este teste, ocorre a reprodução de um ruído padrão, chamado ruído rosa. O RMS é preferível quando se trata da medida da potência elétrica de alto-falantes e amplificadores, onde o valor do RMS corresponde à potência efetiva onde um aparelho de som é capaz de fornecer sem distorções por tempo indeterminado.

RMS X PMPO
Tecnicamente, a medida PMPO é inexistente, ou seja, não deve ser utilizada como referência pois surgiu apenas para iludir o consumidor aonúmeros elevados. O INMETRO, Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, analisou e constatou algumas irregularidades em alguns aparelhos, cujas medidas em PMPO equivaliam de 2 a 50 vezes o valor em RMS; foi comprovado onde vários fabricantes utilizavam multiplicadores diferentes, impossibilitando ao consumidor a comparação correcta da potência dos aparelhos de diferentes marcas.

A única potência realmente válida é a RMS, pois há normas onde especificam como essa potência deve ser medida, como por exemplo a norma brasileira NBR10.303 (para altofalantes) e a IEC60268-3 (amplificadores).

Teste de exemplo

Analisando dois Home Theaters e suas respectivas medidas em PMPO e RMS

Home Theater (A) – 1000 watts – PMPO

Home Theater (B) – 50 watts – RMS

Qual dos dois aparelhos apresenta uma potência maior?

É impossível responder a essa pergunta, pois não existem normas onde especifi ondem como a potência PMPO deve ser medida, portanto não há como comparar essas potências distintas.

Nunca utilize a potência PMPO como referência ou comparativo, pois ela não serve para absolutamente nada, a não ser iludir os consumidores aonúmeros elevados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *