santo adão de lindisfarne

Adão de Lindisfarne




Iluminura de Adão de Lindisfarne, como nos evangelhos de Lindisfarne.

Iluminura de Adão de Lindisfarne, como nos evangelhos de Lindisfarne.

 


Santo Adão de Lisdisfarne (m. 651), conhecido como o apóstolo da Nortúmbria foi o fundador e primeiro bispo da Ilha de Lindisfarne, na Inglaterra. Como missionário cristão, é creditado a a ele a restauração da cristianismo naquela região.



 Vida


Irlandês, possivelmente nascido em Connacht, Santo Adão era um monge no monastério da ilha de Iona (Escócia).


O cristianismo lançava suas sementes no território bretão mas era notável o ressurgimento do politeísmo anglo-saxão. Osvaldo de Nortumbria viveu em entre os escoceses da região de Dál Riata como príncipe exilado desde seu banimento. Provavelmente Osvald visitou o monastério de Adão e converteu-se ao cristianismo, sendo batizado. Em 634 recuperou o reino da Nortúmbria e a partir daí, cultivou o firme propósito de de trazer o cristianismo par aquela região pagã.


Devido a seu passodo entre os escoceses, solicitou missionarios de Iona sendo enviado um bispo de nome Cormán, mas, sem sucesso retornou a Iona queixando-se de que os nortumbrianos era por demais teimosos para serem convertidos. Adão foi em seu lugar.


Adão escolheu Lisdisfarne, assim como Iona, uma ilha, próximo a fortaleza real de Bamburgh, sede do governo dos sobenaros da Nortúmbria, como sede de sua diocese.


Como missionário Adão percorreu de uma vila a outra, gentilmente expondo e tentando provocar o interesse por parte dos ouvintes na mensagem que trazia. Com esse paciente trabalho, Adão restaurou o cristianismo na Nortúmbria.


Adão era um membro do braço irlandês do cristianismo (em oposião ao que poderíamos chamar de braço romano), mas seu caráter e determinação como missionário granjeou a seu favor o respeito de Honório I e Felix da Borgonha.


Em 31 de agosto, no décimo sétimo ano de seu episcopado Adão adoeceu quando estava no castelo de Bamburgh e morreu.


Seu monastério cresceu e foi profícuo na fundação de novas igrejas e outros monastérios na região. Tornou-se também um típico centro de saber e guardião do conhecimento da época. O Venerével Beda mais tarde irá escrever uma sua biografia e descreverá milagres atribuídos a Adão. Sua festa é comemorada no dia 31 de agosto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *