Sinagoga kahal zur israel

A Sinagoga Kahal Zur Israel localiza-se na cidade do Recife, no estado de Pernambuco, no Brasil. Atualmente é uma atração turística do bairro do Recife, no centro histórico da cidade.


A sinagoga do Recife foi a primeira das Américas, instalando-se em 1636 durante o domínio holandês (16301654) do nordeste brasileiro colonial. Durante esse período emigraram para o Recife vários judeus portugueses refugiados nos Países Baixos, além de judeus holandeses. Seu primeiro rabino foi o luso-holandês Isaac Aboab da Fonseca (1605-1693). Com a expulsão dos holandeses, em 1654, a sinagoga deixou de ser usada como tal.


Os seus primitivos vestígios, datados do século XVII, foram recentemente identificados e preservados, integrando actualmente o Centro Cultural Judaico de Pernambuco. No interior podem ser vistos os restos do piso e paredes da época, assim como um poço – o mikve– utilizado como banho ritual. O acervo conta também com informações sobre a história do povo judeu em Pernambuco e artefactos recuperados durante a prospecção arqueológica da sinagoga. A fachada atual data do século XIX.


Os primeiros judeus chegados à cidade norte-americana de Nova Iorque, fundadores da primeira sinagoga local, eram refugiados do Recife e membros da sinagoga Kahal Zur Israel.[1]

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *