Sinopse da novela laços de família

Laços de Família

Telenovela produzida e exibida pela Rede Globo entre 2000 e 2001. Escrita por Manoel Carlos e dirigida por Ricardo Waddington. Teve 150 capítulos na versão internacional exibida em países como Portugal e 209 na versão original brasileira.


Sinopse

Um pouco antes do réveillon de 2000, Helena (Vera Fischer), uma empresária bem-sucedida, sócia de uma clínica de estética, se envolve num acidente de trânsito com Edu (Reynaldo Gianecchini), jovem médico recém-formado. A batida acontece em frente à livraria de Miguel (Tony Ramos), um homem culto, e que tem uma vida estabelecida e resolvida, apesar de sua história ser marcada pela tragédia da morte da esposa, o que deixou seqüelas neurológicas no filho Paulo (Flávio Silvino). A batida não causa problemas físicos, exceto um corte na testa de Helena, mas acaba afetando diretamente o seu coração. Miguel desperta para uma nova paixão ao conhecer Helena, mas ela e Edu também se apaixonam e começam um namoro, que enfrenta preconceitos e cujo principal obstáculo é Alma Flora (Marieta Severo), a tia super protetora que criou Edu como filho e vê em Helena a ameaça ao futuro promissor do sobrinho. Mas Alma não consegue separar o casal que está cada vez mais apaixonado.

Numa viagem ao Japão, Edu conhece Camila (Carolina Dieckmann), filha de Helena, que se apaixona por ele e passa a disputar o rapaz com a mãe. A atitude de Camila tem o apoio de Alma. Helena, diante de todos os problemas, resolve abrir mão do namorado por amor à filha, deixando o caminho livre para Camila. E é quando Miguel tem a chance de revelar seu amor por Helena.

Tudo é assitido por Íris (Déborah Secco), meia-irmã de Helena e que perdeu os pais e foi morar na casa da irmã. Íris é uma jovem rebelde, que não admite o fato de Camila ter roubado o namorado da mãe. A garota é apaixonada pelo rústico Pedro (José Mayer), primo de Helena, homem do campo, apaixonado por cavalos e administrador do haras de Alma. Quando jovens, Helena e Pedro tiveram uma paixão fulminante, que resultou no nascimento de Camila. Mas Helena escondeu a paternidade da menina por já estar casada com outro homem na época. Só ela e sua melhor amiga Yvete (Soraya Ravenle) conhecem o segredo.

Mas esse segredo vem à tona quando descobre-se que Camila tem leucemia, e que só um transplante de uma medula óssea compatível pode salvar sua vida. Helena, então apaixonada por Miguel, tem que, pela segunda vez, abrir mão de sua vida amorosa pela filha. Decide ter um filho com Pedro para que a criança seja a doadora de Camila. E isso implica no fim de seu relacionamento com Miguel.


Elenco

Vera Fischer – Helena Lacerda
Tony Ramos – Miguel Soriano
Marieta Severo – Alma Flora Pirajá de Albuquerque
Carolina Dieckmann – Camila Lacerda Ferreira Monteiro Fernandes
Reynaldo Gianecchini – Edu (Eduardo de Albuquerque Monteiro Fernandes)
José Mayer – Pedro Marcondes Mendes
Deborah Secco – Íris
Alexandre Borges – Danilo
Giovanna Antonelli – Capitu
Luigi Baricelli – Fred (Frederico Lacerda Ferreira)
Helena Ranaldi – Cynthia
Soraya Ravenle – Yvete
Zé Victor Castiel – Viriato
Walderez de Barros – Ema
Leonardo Villar – Paschoal
Júlia Almeida – Estela de Albuquerque Monteiro Fernandes
Regiane Alves – Clara Ferreira
Marly Bueno – Olívia
Xuxa Lopes – Glória Azambuja
Beatriz Lyra – Cleyde
Paulo Figueiredo – Rodrigo
Flávio Silvino – Paulo Soriano
Júlia Feldens – Cissa (Maria Cecília Soriano)
André Valli – Onofre
Umberto Magnani – Eládio
Thalma de Freitas – Zilda
Yara Lins – Nilda Soriano
Cléa Simões – Irene
Paulo Zulu – Romeu
Daniel Boaventura – Alex
Monique Cury – Antônia
Arlete Henringher – Marta
Henri Pagnocelli – Orlando
Cíntia Benini – Isabel
Juliana Paes – Rita
Carla Diaz – Rachel
Fernando Torres – Alécio Lacerda
Lília Cabral – Ingrid Frank Lacerda
Eliete Cigarini – Sílvia
Lavínia Vlasak – Luíza
Xandó Graça
Juliana Silveira – Patty


Curiosidades

Laços de Família estimulou o aumento na doação de medula e sangue. A telenovela propiciou à Globo o maior pico de audiência em 2000, no capítulo em que a personagem Camila teve seu cabelo raspado por causa da doença. 79% dos televisores do Brasil estavam sintonizados na telenovela.

A idéia da trama central foi retirada de uma notícia de jornal. Segundo Manoel Carlos, em 1990, nos Estados Unidos, uma mulher tinha uma filha que estava com leucemia e, para conseguir a compatibilidade necessária para o transplante, ela engravidou e conseguiu salvar a vida da filha. Manoel Carlos ambientou a maioria das cenas da novela no bairro do Leblon, onde vivia há 31 anos, e mais exatamente, no mesmo quarteirão em que mora.

Laços de Família marcou a volta do ator Flávio Silvino às novelas, depois de sete anos afastado em conseqüência de um acidente de automóvel. A novela foi alvo do juiz de infância Siro Darlan, que obrigou os atores menores de idade a sair da novela, devido às fortes cenas apresentadas pela trama – também por causa disso, a Cúria do Rio de Janeiro proibiu a Rede Globo de utilizar as igrejas católicas do Rio como locações. O casamento de Camila e Edu foi realizado numa catedral cenográfica. Na época, também foram alvos de Siro Darlan as novelas Uga Uga e A Próxima Vítima, esta última em reprise.

O Ministério Público, na época, criou a “Portaria 796”, que obrigava todos os programas a apresentarem a classificação etária adequada para o horário, o que de fato é algo positivo – no entanto, a grande crítica feita na época foi relativa ao alvoroço causado por algo tão simples. Logo depois do término da novela, foi impetrada uma liminar que impedia sua reprise em qualquer horário antes das 21h. Em 2005 a emissora entra com outra liminar para reapresentar Laços de Família na sessão Vale a Pena Ver de Novo, numa versão que teve as cenas fortes bastante atenuadas, o que de fato aconteceu, entre 28 de fevereiro e 23 de setembro daquele ano, com grande sucesso.

O último capítulo teve média de 59 pontos. Para fazer a personagem Camila, portadora de Leucemia a atriz Carolina Dieckmann raspou a cabeça em cena, e fez várias campanhas para ajudar as crianças com câncer. Deborah Secco interpretou pela primeira vez uma vilã.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *