Sobre a literatura latina

Literatura latina



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.




A literatura romana foi fortemente influenciada pela civilização grega e pela civilização helenística. No entanto, não deixou de produzir grandes obras, que influenciaram posteriormente a produção literária do Ocidente.


Pode-se dividir a literatura latina da seguinte forma:


– Período antigo: neste, destacam-se Plauto e Terêncio no teatro – mais especificamente na comédia -, além de Catão, na prosa.


– Época de Cícero: ao fim da República, Cícero é o maior orador, tendo produzido grandes discursos; mas, além disso, também escreveu inúmeros textos de conteúdo filosófico, sendo sobretudo um “divulgador” da filosofia. Destacam-se ainda, Lucrécio, com sua poesia filosófica; Catulo, na poesia lírica; Júlio César, com seus comentários acerda das guerras Civil e Gálica; e Salústio, em narrativas históricas.


– Época de Augusto: esta é a época áurea da literatura latina. Sob os auspícios de Augusto as artes tiveram grande impulso, tendo como expoentes da literatura Virgílio, Horácio, Ovídio e Propércio na poesia; além de Tito Lívio na história.


– Período da decadência: Os destaques são Pérsio, Juvenal e Marcial na poesia; Petrônio e Apuleio na prosa; Sêneca, na tragédia e na filosofia; Tácito e Suetônio, na história; e ainda Plínio o Velho, com seus escritos sobre os conhecimentos científicos da época.


Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *